O barco da caravana fluvial de cinema do Projeto Cine Energia ancorou na cidade de São Domingos do Capim nesta segunda-feira (16). A equipe que está navegando pelos rios do Pará desde julho, já passou por dez cidades ribeirinhas proporcionando diversão e entretenimento por meio do cinema itinerante. Em São Domingos do Capim a programação segue até dia 18 no Anfiteatro da Praça Marçal Palheta.
O Projeto, que busca democratizar o acesso ao cinema, exibirá gratuitamente filmes na orla da cidade, além de oferecer formação e iniciação aos conteúdos audiovisuais por meio de oficinas.
Com o patrocínio da Equatorial Energia através da Lei SEMEAR, o Projeto leva estrutura de cinema ao ar livre proporcionando três dias de sessões de filmes essencialmente nacionais e paraenses, com direito a pipoca para todos os presentes, direcionadas à todas faixas etárias.
“No decorrer das sessões também vamos realizar rodas de bate papo sobre os filmes exibidos e sobre a realidade sociocultural da cidade. A ideia é utilizar o cinema como ferramenta de articulação, de entretenimento e de transmissão de conhecimento, provocando reflexões e enriquecendo o repertório cultural local”, completou o coordenador do Projeto André Monteiro.
Barco do Cine Energia – O projeto Cine Energia vai passar por 11 cidades do Pará, com três sessões de cinema em cada localidade, sendo que em alguns lugares serão comunidades ribeirinhas que jamais tiveram acesso ao cinema.
A rota contempla, além de São Domingos do Capim as cidades de Portel, Concórdia do Pará, Aurora do Pará, Belém (Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro), Portel, Melgaço, Breves, Bagre, Curralinho, Muaná e São Sebastião da Boa Vista.
Inscrição para Oficinas – Os interessados em participar das oficinas do Cine Energia devem entrar em contato com a coordenação do CINE ENERGIA pelo número (91) 98909-8445, e realizar sua inscrição. Os vídeos produzidos pelos participantes ao longo das oficinas serão exibidos no último dia de programação de cada cidade, em uma mostra audiovisual realizada pelos próprios participantes.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação