Variedades

Projeto de livro sobre a história do transporte na Amazônia avança com reuniões em Manaus

Livro vai resgatar e preservar a memória de quem impulsionou o transporte na região.
Autora Etelvina Garcia participa de encontros para definir detalhes da obra.
Reuniões fortalecem parcerias e aproximam o projeto da realidade amazônica.

Entre os dias 16 e 19 de novembro, o presidente da Fundação Memória do Transporte (FuMTran), Antonio Luiz Leite, estará em Manaus (AM) para uma série de encontros que marcam mais uma etapa no desenvolvimento do livro “A História do Transporte na Amazônia”.

A obra tem como propósito resgatar os desafios logísticos e as soluções criativas que moldaram o transporte na região, destacando sua relevância histórica, econômica e social.

O projeto é uma iniciativa da FuMTran, em parceria com a Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (FETRAMAZ). O livro reunirá pesquisas, depoimentos de pioneiros, registros históricos e ilustrações, formando um importante acervo sobre a evolução do transporte fluvial, rodoviário e aéreo na Amazônia.

Durante a visita, o presidente tem reuniões confirmadas com representantes do Estaleiro Juruá, especializado em construção e manutenção naval, com executivos da Iveco, fabricante global de veículos comerciais e de transporte de carga, e com o empresário Irani Bertolini, fundador do Grupo Bertolini e uma das maiores referências em navegação e logística integrada na Amazônia. Também, se encontrará com a escritora do livro, Etelvina Garcia, e sua equipe, para alinhamento sobre a produção do conteúdo da obra.

Para o presidente, os encontros representam uma oportunidade de fortalecer laços com a região e aprofundar parcerias que darão base à obra. “O transporte na Amazônia é uma das expressões mais complexas e fascinantes da logística brasileira. Ao registrar essa história, buscamos não apenas preservar a memória de quem fez o setor acontecer, mas também inspirar novas soluções para o futuro”, afirma Antonio Luiz Leite, presidente da FuMTran.

O projeto também conta com o apoio da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (FETRANORTE), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (SINETRAM), da Federação Nacional das Empresas de Navegação (FENAVEGA), do Sistema Transporte (CNT | ITL | SEST SENAT) e da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps