O projeto “Ópera nas Escolas”, iniciativa do Festival Amazonas de Ópera (FAO) em parceria com o Governo do Amazonas, continua ampliando o acesso à formação artística com novas atividades voltadas ao universo das artes cênicas. Desta vez, estudantes da rede pública participam da Oficina de Pintura Cênica, que explora fundamentos técnicos e criativos aplicados à construção visual de espetáculos.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Educação e Desporto Escolar. As aulas acontecem às segundas-feiras, na Central Técnica de Produção (CTP) – José Marques “Zezinho”, localizada na avenida Santa Isabel, 1.297, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
A diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado, destaca que a ação fortalece a formação de mão de obra local para o setor cultural. “Cerca de 70% dos corpos artísticos e 80% dos profissionais técnicos do festival são do Amazonas. Essa é uma oportunidade de capacitação que valoriza talentos da região”, afirmou.
Durante a oficina, os participantes aprendem sobre teoria das cores, composição de pigmentos e técnicas de envelhecimento e simulação de texturas, além de processos de criação de cenários teatrais. O curso combina prática artística e conhecimento técnico, estimulando o olhar criativo e a sensibilidade estética dos jovens.
Com metodologia acessível e alinhada à realidade dos alunos, o projeto reforça o compromisso do Festival Amazonas de Ópera em formar novas gerações de profissionais e apreciadores da arte, impulsionando a educação, a cultura e a economia criativa na região.
Realizado com recursos da Lei Rouanet, o Festival Amazonas de Ópera conta com patrocínio do Bradesco e apoio de Innova e Swarovski, sendo organizado pelo Fundo do Festival Amazonas de Ópera (FFAO) em parceria com o Governo do Amazonas. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.
Fonte – Ascom
Foto – Fivulgação/Ascom




