Variedades

Projeto Pipas desembarca em Belém a partir desta sexta-feira

Entre as atrações, destaque para o teatro de bonecos inspirado nos personagens do gibi do projeto.
O projeto busca alcançar mais jovens e levar orientações de segurança de forma leve e divertida.
A iniciativa une lazer e aprendizado para estudantes do Pará, com apoio da Equatorial Pará.

A partir de 5 de setembro, o projeto Pipas chega a Belém com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos sobre os riscos de realizar a brincadeira próximo à rede elétrica. Segundo a Equatorial Pará, a capital é a cidade com o maior número de ocorrências de falta de energia relacionadas a essa prática. Somente no primeiro semestre de 2025 foram registradas 338 interrupções, número que, apesar de representar uma redução de 2% em relação ao mesmo período de 2024, ainda é considerado expressivo.

A iniciativa vai passar pelos bairros da Marambaia, Sacramenta, Telégrafo, Pedreira, Canudos, Cremação, Val-de-Cans, Pratinha, Guamá, Terra Firme, Cabanagem, Bengui, Jurunas, Condor, Tapanã e Icoaraci. O cronograma pode ser acompanhado pelas redes sociais da distribuidora de energia.

“Nosso objetivo é alcançar um número ainda maior de jovens e transmitir essa mensagem de segurança de forma educativa e divertida. Com o teatro de bonecos e novas histórias, queremos mostrar que empinar pipas pode ser seguro quando feito com responsabilidade” destaca Liane Gaby, presidente do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã.

Além de Belém, nesta edição o projeto já passou por cidades como Bragança, Santarém, Marabá e Parauapebas. Ao todo, cerca de 3.500 estudantes serão impactados diretamente. Entre as novidades, está um espetáculo inédito de teatro de bonecos, que dá vida aos personagens do gibi do projeto, a “Turma do Geral”, reforçando a mensagem de segurança de forma envolvente e divertida.

A programação também inclui gincanas, jogos de perguntas e distribuição de brindes, atividades que reforçam o aprendizado sobre a segurança na hora de empinar pipas, especialmente longe da rede elétrica. Os estudantes também receberão gibis da “Turma do Geral”, que narram aventuras educativas sobre práticas seguras.

Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o impacto do projeto vai além da escola: “quando as crianças entendem, de forma simples e lúdica, os riscos e as atitudes seguras, levam esse conhecimento para casa, para a família e para a comunidade. Isso cria uma rede de multiplicadores de informação. No futuro, esse aprendizado se reflete na redução de acidentes, porque a prevenção passa a fazer parte do dia a dia delas, e a segurança deixa de ser apenas uma regra para se tornar um valor”, diz Michelle.

O Projeto Pipas chega à sua 6ª edição, promovendo atividades educativas em 32 escolas públicas de cinco municípios paraenses entre agosto e setembro deste ano. A iniciativa, patrocinada pela Equatorial Pará e realizada pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), por meio da Lei Semear, do Governo do Estado, combina aprendizado lúdico com diversão, incentivando a prática segura da brincadeira.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps