Geral

Relação entre resistência da casca, frequência ressonante e propriedades físicas do ovo

Os relatórios indicam que as perdas de ovos danificados e quebrados podem representar de 8 a 11% da produção total de ovos.
O custo da análise da resistência da casca de ovo e sua viabilidade persistem com o desafio de equilibrar a demanda.
A análise é realizada com equipamentos de bancada, que exigem infraestrutura laboratorial.

O artigo desenvolvido por Deisy Carolina Celis Alba, Gabriel Silvero da Silva e Larissa Oliveira dos Santos, Edney Pereira da Silva, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-FCAV, Universidade Estadual Paulista-UNESP, Jaboticabal,  João Paulo Martins Chiquini, da Agroceres Multimix Nutrição Animal e Michele Bernardino de Lima, Faculdade de Medicina Veterinária, Departamento de Produção e Saúde Animal, Universidade Estadual Paulista- UNESP, Araçatuba, foi um dos premiados no último Congresso de Ovos da APA 2025.

A equipe demonstrou que o aumento da escala de produção de ovos ocorreu concomitantemente com os avanços na mecanização e automação dos sistemas de produção, especialmente no processamento de ovos, o que também aumentou o número de ovos danificados devido à maior exposição da casca de ovo a choques mecânicos, saindo de 1,5% de ovos quebrados em sistemas manuais para quase 7% do total de ovos quebrados em sistemas mecanizados.

Os relatórios indicam que as perdas de ovos danificados e quebrados podem representar de 8 a 11% da produção total de ovos. Portanto, o controle de qualidade da casca de ovo deve ser monitorado constantemente na granja e pode ser avaliado por métodos diretos e indiretos. O método direto avalia a resistência da casca do ovo ao impacto por meio de compressão, enquanto os métodos indiretos incluem a gravidade específica, peso e espessura da casca, além de variáveis relacionadas são forma do ovo.

O custo da análise da resistência da casca de ovo e sua viabilidade persistem com o desafio de equilibrar a demanda por monitoramento pelas granjas para controle de qualidade e o acesso a equipamentos para medição como uma análise de rotina. Esta análise tem sido realizada com equipamentos de bancada, que exigem infraestrutura laboratorial e, por esse motivo, parte dos produtores é assistida por meio de laboratórios móveis que oferecem serviços especializados.

Portanto, é necessária uma ferramenta que possa ajudar os técnicos a tomar decisões em tempo real, bem como diagnosticar as causas que estão atuando para aumentar as taxas fora da faixa normal. Esta pesquisa foi definida visando prever a resistência da casca de ovo por meio de medidas destrutivas e não destrutivas usadas na avaliação da qualidade externa dos ovos de galinhas poedeiras comerciais.

 

 

 

Fonte – OvoSite

Foto – CPT

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps