Imagine a possibilidade de um gestor de bar ou restaurante fazer cursos, ler conteúdos especializados e conferir vídeos sobre o setor de alimentação fora do lar em qualquer lugar do Brasil ou do exterior de forma online e gratuita. Entre outras ações, é essa a proposta da mais recente parceria entre Abrasel e Sebrae. Trata-se de um acervo digital especializado do setor no Brasil, que em breve estará disponível nos sites abrasel.com.br e sebrae.com.br. O objetivo é aproximar o gestor de um mundo de informação e conhecimento no setor de alimentação fora do lar por meio de difusão de gestão e operação.
Para que esse mundo de informação e conhecimento chegue nos computadores, smartphones e tablets dos interessados, um time de especialistas participa da produção e curadoria dos conteúdos. Serão disponibilizadas reportagens, artigos, e-books, formulários, fluxogramas, ilustrações, fotografias, podcasts, entrevistas, tutoriais, vídeos, entre outros documentos. Também serão oferecidos cursos de qualificação, desenvolvidos em formato de rápida transmissão, o fast learning. Para isso, foram criadas trilhas de aprendizagem nas áreas de gestão de pessoas; de gestão de produtos; de gestão de empresas, de gestão em projetos, e de gestão de qualidade e processos. A ideia é que mais cursos sejam lançados ainda no primeiro semestre de 2019.
Cada uma das trilhas traz vídeos curtos, de 5 a 10 minutos, acompanhados de e-books, como material de apoio. Há orientações que vão, por exemplo, desde dicas para otimizar o estoque do estabelecimento até temas relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas para ter uma equipe mais produtiva e que gere mais resultados.
Informação democratizada
Para Lucas Pêgo, diretor de desenvolvimento da Abrasel, o projeto vem também para que a entidade exponencialize o cumprimento de sua missão, democratizando o acesso de todos os negócios do setor às informações, por meio do ambiente online. “Com essa iniciativa, vamos contribuir para facilitar o compartilhamento de inteligência. A credibilidade da Abrasel e do Sebrae permite que sejam levados aos gestores e bares e restaurantes as melhores informações, que de fato irão fazer a diferença na gestão dos negócios, estimulando a troca de experiências entre os empreendedores e uma cultura de acesso digital”, diz.
De acordo com Luiz Rebelatto, analista técnico da unidade de competitividade do Sebrae, todo o material é personificado de acordo com a demanda do usuário, seu tempo disponível, interesse e necessidades. “Nossa ideia é trazer qualidade em tempo real de boas práticas. Não queremos focar em um conteúdo denso onde o empreendedor tenha que ler algo maçante para apenas no final ele perceber que não era isso que estava procurando”, finaliza.
Fonte – Abrasel
Foto -Divulgação