A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), realizou ações referentes ao ordenamento pesqueiro na região do Rio Paratucu e Alto Rio Nhamundá, no município de Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus), no período de segunda-feira (24/07) a quinta-feira (27/07).
O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Nhamundá e execução da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror.
As ações beneficiaram 12 comunidades da região do Rio Paratucu, representadas por 52 moradores que se reuniram na localidade de Apéua, onde aconteceu a primeira Assembleia Geral para construção do Acordo de Pesca do Alto Rio Nhamundá e Rio Paratucu, quando foram validados o zoneamento e o regramento elaborados ao longo de dois anos de trabalho após sete reuniões intercomunitárias na região.
A próxima etapa do ordenamento será a construção da minuta da Instrução Normativa do Acordo de Pesca do Alto Rio Nhamundá e Rio Paratucu, bem como sua apresentação em nova assembleia geral que será convocada ainda este ano para o mesmo local.
A segunda ação, desenvolvida por técnicos da AmazonasTur e Prefeitura de Nhamundá, foi a realização do curso de Condutores de Pesca Esportiva, que formou 22 novos profissionais.
A terceira atividade foi desenvolvida pela engenheira de Pesca da Sepror, Talísia Martins, sobre a prospecção da pesca ornamental local, iniciando tratativas para realização de um curso de “Boas Práticas e Manejo de Peixes Ornamentais”, destinado a pescadores ornamentais do entorno da região do Rio Paratucu.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação




