Será lançado nesta segunda-feira dia 21 de dezembro (21/12) O PROJETO NÚMEROS QUE CONTAM HISTÓRIAS, que contempla a realização de uma exposição fotográfica, realizada por meio de totens multifuncionais de álcool em gel criado especialmente para homenagear personalidades e familiares de pessoas comuns que tiveram suas vidas ceifadas por conta da Covid-19 no Amazonas, e que em sua maioria, nem sequer puderam ser velados devidamente por conta da pandemia.
Esses homenageados hoje, fazem parte de uma triste estatística de números de óbitos, porém o PROJETO NÚMEROS QUE CONTAM HISTÓRIAS, vem mostrar por meio de uma respeitosa curadoria biográfica, que cada um desses números, representam uma história de vida diferente para contar.
O Projeto trata de uma iniciativa sem fins lucrativos, Patrocinado pelo Governo Federal, através da Prefeitura Municipal de Manaus, contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Categoria Artes Visuais, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Além das homenagens, cada totem conta também com a exibição artística de uma trilogia fotográfica. Essa trilogia de fotos representa o enfrentamento e a superação que algumas categorias de profissionais, que precisaram se adequar para encarar essa nova realidade. Essa parte do totem, vem exibir de forma artística, três pontos chaves dessa pandemia: o pico do enfrentamento (com uso de máscara hospitalar) , a situação atual (com uso de máscaras de tecido e descartáveis) e o que esperamos para o futuro, que são os “sorrisos sem mascaras”.
São 10 diferentes totens que ficarão instalados em pontos estratégicos dentro do Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, por um período de 15 dias.
Além de exercer a função simbólica de homenagens e exposição fotográfica artística com a Trilogia de Fotos, cada totem contem também, um lado informativo com mensagens e dicas sobre os protocolos de enfrentamento ao Corona Vírus.
Todo aquele que passar pelo totem também vai poder se transportar para as outras plataformas digitais do PROJETO NÚMEROS QUE CONTAM HISTÓRIAS, por meio de QRcoud´s, onde cada homenageado e cada lado do totem possui um QRCoud específico, contando mais detalhes sobre as biografias, trilogias e informações de enfrentamento ao Covid-19, enquanto espectador usa o totem em sua quinta função, o de higienizar as mãos com álcool em gel.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação