Seminário na USP vai discutir projetos náuticos após edição de nova norma técnica
Nos dias 7 e 8 de novembro, o laboratório Tanque de Provas Numérico, da USP, realiza o seminário “Técnicas modernas de projeto de acessos náuticos com base na norma ABNT NBR 13246:2017”. O evento em parceria com o Conselho Nacional de Praticagem marca ainda a renovação do convênio técnico com o Conapra e a nova fase do Centro de Simulações Náuticas e Portuárias do laboratório, que vai ganhar um sexto simulador.
Inaugurado em 2002 na Escola Politécnica da USP, o Tanque de Provas Numérico é reconhecido internacionalmente no estudo dos sistemas marítimo e offshore. Além do seu tanque de ondas, abriga desde 2013 um centro de simulações com alta tecnologia.
No seminário, especialistas vão discutir a implementação de projetos portuários com base na ABNT NBR 13246:2017 – uma revisão da norma de 1995 com o intuito de que todo estudo de novas obras náuticas seja feito com embasamento técnico mais sólido, análise de riscos e participação de práticos e especialistas das condições locais. Com isso garante-se que os projetos atinjam mais qualidade, maior segurança à navegação e uso ótimo de recursos durante a execução.
– Sem essa atualização, um canal de acesso de embarcações poderia ser planejado de forma inadequada – exemplifica o professor Eduardo Tannuri, coordenador do centro de simulações. – É uma mudança completa de paradigma. A norma passou de sete para mais de cem páginas. Um dos itens traz a necessidade de testes em simuladores em projetos mais detalhados.
Por meio do convênio com o Conapra, os estudos técnicos de novas operações – como dragagens e terminais – contam com o compartilhamento da experiência dos práticos, que estão na linha de frente das manobras nas chamadas águas restritas. Dessa parceria, já resultaram 85 trabalhos. Muitos são simulados e geram portarias da Autoridade Marítima.
Funcionando desde o ano passado, um dos simuladores de manobras tem 32 projetores do tipo de cinema. O sexto simulador que será entregue em novembro terá 21 televisores 4K de 55 polegadas. Será utilizado para simulações em rebocadores e guindastes offshore, já que é mais imersivo. Inclusive, haverá telas no chão para que se possa olhar para baixo.
Fonte – CNP