Variedades

Senado confirma proposta de salário extra para aposentados e pensionistas do INSS

O Senado confirmou que uma nova proposta que beneficia os aposentados e pensionistas do INSS foi apresentada por meio de uma Ideia Legislativa e deve ser apreciada pelos senadores.

De acordo com o Senado, aposentados e pensionistas pelo INSS podem passar a ter um salário extra emergencial em razão da crise. Isso se uma ideia legislativa, publicada no portal e-Cidadania do Senado, conseguir chegar à aprovação do Congresso. Em poucos dias a ideia obteve a marca de 62 mil apoiadores necessários para se tornar uma sugestão legislativa. Se aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a sugestão é transformada em projeto de lei, com tramitação normal.

De acordo com o advogado Sandro Gonçalves, autor da ideia, o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus realmente socorreu essas pessoas na etapa inicial da crise. O problema é que, no mês de dezembro, eles ficarão sem o benefício.

Para ele, conceder esse benefício emergencial em 2020, chamado popularmente de 14º salário, não ajudará somente esses aposentados, mas também a economia do país. “O décimo quarto emergencial, além de socorrer os aposentados (grupo de risco), também fará uma injeção de recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021”, argumentou.

A ideia foi apresentada no dia 29 de maio e, no dia 6 de junho, já havia conseguido os 20 mil apoiadores, na atualidade conta com 62.407 apoios. Para isso, o advogado divulgou sua ideia pelas redes sociais, com a ajuda de um grupo de influenciadores do qual faz parte. Além de divulgá-la em vídeos e transmissões ao vivo, ele explica como se deve fazer para votar pelo portal e-Cidadania.

— A minha intenção é somente ajudar. A melhor parte disso é reacender a união entre as pessoas em prol de uma causa — explicou o autor, que disse ser gratificante ver pessoas com diferentes visões políticas e que não serão diretamente beneficiados votando a favor de uma ideia legislativa.

Para acessar a enquete e votar pela aprovação da criação do décimo quarto salário emergencial, válido apenas para o ano de 2020. O prazo total para manifestar apoio ou não para o projeto, que pode ou não se tornar realidade, é de quatro meses.

 

 

Fonte – Site ECidadania

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps