Uma série de debates virtuais sobre conjuntura econômica, no contexto Amazônico e mundial, inicia nesta quinta-feira, 25.06.20, com o tema “Economia Amazônica Pós-pandemia”, com transmissão gratuita pelas redes sociais do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM). A iniciativa visa ampliar o conhecimento e o acesso da sociedade às questões relacionadas à economia que não apenas influenciam como também definem os rumos da sociedade e seu dia a dia.
Participam como debatedores o economista, consultor e professor Rodemarck de Castello Branco; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo dos Santos; o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), Wilson Périco; e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jorio Albuquerque Veiga Filho.
De acordo com o presidente do Corecon-AM, Francisco de Assis Mourão Jr, esta é uma forma de adaptar os eventos programados para o segundo semestre, de forma segura e permitindo a ampliação do alcance de público, bem como de convidados nacionais. “Fizemos um investimento em plataforma de webinar para garantirmos uma participação ampliada e plural. Temos um corpo de economistas com conhecimento profundo de temas que envolvem diretamente o Amazonas que serão compartilhados com o público de forma acessível, por meio das lives. Além disso, qualquer pessoa poderá acompanhar e fazer perguntas, tirar suas dúvidas por meio dos nossos canais nas redes sociais”, explica.
A live de estreia será transmitida pelo facebook e Youtube do Corecon-AM, a partir das 14h30. O economista e consultor de empresas Osíris Silva será o responsável pela mediação. Para ele, que também atuou na curadoria dos participantes, a videoconferência irá debater questões de alta relevância sobre alternativas voltadas ao desenvolvimento do Amazonas, a partir da bioeconomia e sua complexidade ante a necessidade de integração intersetorial do modelo Zona Franca de Manaus na perspectiva 2073. “Isto exige o comprometimento do governo estadual e Suframa na canalização de investimentos no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), infraestrutura, pesquisa, desenvolvimento e inovação por indispensáveis à sedimentação do processo”, explica.
Osíris Silva é conselheiro efetivo do Corecon-AM, membro do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear), do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) e do Conselho de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação