Seringueiros de Eirunepé, no interior do Amazonas, começaram a receber o pagamento da subvenção estadual da borracha referente à safra de 2024. As informações foram divulgadas na quinta-feira, 18 de dezembro, pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
O repasse soma R$ 49,4 mil e beneficia 127 seringueiros, valor correspondente à safra 2024/2025. O apoio financeiro reforça a renda de famílias que dependem da atividade extrativista e fortalece a produção local.
Segundo o gerente da Unidade Local do Idam em Eirunepé, Marden Augusto, os pagamentos começaram em novembro e seguem ao longo de dezembro. Além disso, também está sendo feito o repasse da safra anterior, que totaliza R$ 37,69 mil e contempla 90 seringueiros.
“Para o extrativista que busca a subvenção, o Idam tem um papel crucial. O instituto apoia com a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), tanto individual quanto jurídico, além de emitir o Cartão do Produtor Primário (CPP), documentação necessária para acessar o benefício”, explicou o gerente.
Os seringueiros contemplados são membros da Associação dos Trabalhadores Agroextrativista de Eirunepé, organização apoiada pelo Idam. Segundo Augusto, além de viabilizar o acesso às subvenções por meio da emissão de documentos e regularização, o Idam assistiu, também, com cursos de capacitação, como o curso “Boas Práticas de Extração do Látex” ministrado nas comunidades Malagueta, Matrinxã e Nova Esperança no alto Rio Juruá.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Idam




