Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de alimentação é o mais otimista com o aquecimento das vendas nos próximos meses. Os donos de pequenos negócios desse segmento esperam um crescimento de 35% do faturamento, impulsionado principalmente pelo início da Copa do Mundo, no dia 20 de novembro. Com o objetivo de apoiar esses empreendedores e contribuir para que eles consigam faturar mais, será realizado, de 3 a 5 de novembro, o Mesa São Paulo, considerado um dos principais eventos do calendário anual da alimentação fora do lar no país. Durante três dias, os participantes poderão acompanhar palestras, aulas, degustações, exposições e feiras com os principais produtores de cada região.
O encontro acontece anualmente, há mais de 18 anos, e possui um grande potencial de mercado, principalmente para os donos de pequenos negócios que buscam ampliar seus empreendimentos, aumentar a renda e se capacitar. Esse público representa cerca de 80% do total presente ao Mesa São Paulo, o que – para o Sebrae – é uma oportunidade estratégica para divulgar seus programas, gerar atendimento e proporcionar novos conhecimentos. A instituição já está presente no Mesa São Paulo há mais de 10 anos, levando soluções, promovendo rodadas de negócios e capacitando e orientando esses empresários.
O setor de alimentação fora do lar reúne cerca de um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil, o que representa atualmente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB). O segmento foi um dos mais impactados no período mais duro da pandemia de Covid-19, quando cerca de 335 mil negócios fecharam as portas em definitivo e 1,3 milhão de trabalhadores foram demitidos. Essas empresas vêm mostrando crescimento, em 2022, com o aumento de 25% na contratação de pessoal. Além disso, 60% estão contratando para compor a equipe e se prepararem para o aumento da demanda da copa do mundo e dos eventos de fim de ano.
Fonte – Sebrae
Foto – Divulgação