Um dos principais eventos técnicos do setor avícola latino-americano, o Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), chega à sua 23ª edição em 2023. Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), ocorrerá no período de 4 a 6 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Os participantes também poderão conferir a tradicional feira de negócios: a 14ª Poultry Fair.
O SBSA é referência em transferência de conhecimentos, aperfeiçoamento da classe, desenvolvimento de novas tecnologias e troca de experiências. O Simpósio reunirá profissionais especializados e qualificados de renome nacional e internacional. Entre os temas que serão abordados na programação científica estarão tendências, inovações e o futuro da avicultura, o que proporcionará conhecimento e networking, sempre com base em uma abordagem prática com embasamento científico de assuntos do dia a dia que possam agregar conhecimento técnico.
O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, ressalta o papel da entidade em difundir conhecimento para quem atua na cadeia avícola. “Ao eleger os temas e elaborar a programação, levamos em consideração os anseios dos profissionais do setor e sua aplicação prática. Nossa intenção é proporcionar informações com a melhor qualidade possível para que os profissionais multipliquem o que vão aprender e transformem isso em ações”.
A carne de frango é um dos principais produtos exportados pelo Brasil e o trabalho dos médicos veterinários e zootecnistas tem grande importância para a qualidade dos produtos e para a sanidade dos animais. Em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 4,822 milhões de toneladas. O volume é recorde histórico e superou em 4,6% o total exportado nos 12 meses de 2021, com 4,609 milhões de toneladas. A receita em dólares obtida com as exportações alcançou US$ 9,762 bilhões – outro resultado inédito –, desempenho 27,4% maior que o resultado alcançado em 2021, com US$ 7,663 bilhões.
Fonte – Nucleovet
Foto – Divulgação