No início de janeiro, a Uber chinesa assumiu o controle da 99Taxis, fazendo com que esta fosse valorizada em US$ 1 bilhão, o que fez com que ela ficasse conhecida como o “primeiro unicórnio brasileiro”. No entanto, poucos sabem que a 99Taxis foi fundada por ex-alunos da Escola Politécnica da USP, que adquiriram ainda na faculdade a capacidade de programar e empreender.
O professor de Engenharia de Produção pela Poli e Designer pela FAU, André Leme Fleury, revela que, além do conhecimento técnico, a USP também oferece muitas oportunidades e impulsos para aqueles alunos que desejam empreender. Um deles é a matéria optativa oferecida pela Agência USP de Inovação, na qual os estudantes aprendem sobre empreendedorismo, criação de startups, valorização de clientes e, após terminarem o curso, encontram na própria Universidade uma série de mentores e espaços para aplicar o conhecimento adquirido e fazer evoluir seu modelo de negócio.
Conhecido como “pré-aceleração”, esse recurso ajuda o aluno a procurar oportunidades e escolher qual caminho seguir. O professor acrescenta que, para melhorar ainda mais esse projeto, deve-se integrar todos os cursos e campi da USP, alinhar os professores e fazer com que a Universidade também se beneficie com o valor das startups. O curso fornecido pela Agência USP de Inovação acontece aos sábados e terá sua matrícula aberta em breve.
Fonte – USP