Termina o horário de verão – voos e agências bancárias sofrerão alteração no funcionamento

Variedades

Termina neste sábado, 17, o período de horário de verão, iniciado em 15 de outubro do ano passado. À meia-noite de domingo, 18, os moradores de dez estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. Mesmo sem participar diretamente, os horários de funcionamento de serviços como banco, casas lotéricas e voos em Roraima também sofrem alterações.

Com o início do horário de verão, as instituições bancárias realizaram os atendimentos uma hora mais cedo do que o normal, das 8h às 13h. Com o término, o horário volta a ser o mesmo, das 9h às 14h, conforme explicou o presidente do Sindicato dos Bancários em Roraima (Sintraf), Adauto Andrade. A mudança vai ocorrer em todas as agências de Roraima.

Nas casas lotéricas, o horário de funcionamento não foi modificado. Durante o período, as lotéricas atenderam o público normalmente das 8h às 18h. Em contrapartida, o horário de encerramento das apostas foi adiantado em uma hora, terminando às 17h. Com a volta do horário padrão, os jogos voltam a encerrar às 18h.

A maioria das empresas aéreas já se preparam para a mudança.

Tendo em vista que a volta dos relógios ao horário normal vai impactar a malha aérea das regiões Norte e Nordeste, a Latam recomenda que os passageiros de voos domésticos e internacionais fiquem atentos aos horários de voos. Além disso, informa que os bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo, 18, já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.

Os clientes da Azul, no entanto, podem ficar tranquilos. Mesmo com o início do horário de verão, a empresa apontou que os horários de voos não sofrerão alterações. Conforme a instituição, os voos são sempre programados de acordo com o horário local. A recomendação é que os clientes estejam atentos ao horário sinalizado no cartão de embarque.

HORÁRIO DE VERÃO – O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. (A.G.G)

Horário de verão deste ano vai começar em novembro

Em dezembro do ano passado, o presidente Michel Temer editou um decreto para reduzir a duração do horário de verão. Com a mudança promovida, o horário de verão deste ano vai começar no dia 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. A mudança foi um pedido do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos citados pelo tribunal foi o Acre, onde as urnas são fechadas três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.

Fonte – Folha Web

Deixe um comentário