A população brasileira tem mais mulheres do que homens. Os dados integram um primeiro teste nacional do Censo Demográfico 2022 promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Divulgado nesta quinta-feira, 17 de março, os números são referentes ao levantamento censitário conduzido entre novembro e meados de fevereiro, em localidades das 27 Unidades da Federação.
Os locais visitados no teste nacional serão novamente recenseados a partir de 1º de agosto, quando começa a coleta oficial do Censo Demográfico em todo o País. Neste levantamento inicial, os recenseadores visitaram 59.535 endereços, sendo 39.477 deles domicílios ocupados por moradores. Os técnicos conseguiram realizar 38.371 entrevistas: 98,1% na modalidade presencial, 1,3% pela internet e 0,6% por telefone.
A realização do Censo é uma conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem trabalhado junto ao IBGE para a realização do Censo 2022. Isso porque, entre os pontos, a atualização da estimativa populacional é fundamental para a distribuição de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que leva em consideração o tamanho populacional.
A CNM recomenda ainda aos gestores que participem das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac) para poderem acompanhar todos os detalhes a respeito do Censo.
Censo nos Municípios
Os contratados do IBGE vão visitar os domicílios de agosto a outubro. Todos estarão uniformizados, com boné e colete azuis estampando a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
Fonte – CNM
Foto – Divulgação