A divulgação dos destinos turísticos do Tocantins na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), encerrada no domingo, 12, em Gramado (RS), oportunizou ao Estado estabelecer contatos com agências de turismo e empresas diversas do setor, o que deve resultar, a médio e longo prazo, na ampliação do fluxo de turistas do Sul do Brasil no Tocantins.
Foi com a proposta de atrair os olhares do Sul brasileiro e dos demais países da América do Sul, que o Estado participou juntamente com o Consórcio Brasil Central (formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Tocantins), do evento, que é considerado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho.
Tanto o Tocantins quanto os demais estados levaram, para Gramado, materiais promocionais e técnicos dos respectivos órgãos de turismo para promover o intercâmbio de informações e troca de contatos, fortalecendo o conceito da região como novo destino turístico brasileiro e atraindo o interesse do comércio turístico.
“Foi muito importante estarmos presentes na Região Sul do país. Ficou claro que há uma boa demanda para o turismo de natureza, que é o forte do Brasil Central, com o nosso Cerrado, nossa Amazônia e o Pantanal. De uma forma geral, eu avalio que a participação do Tocantins e do Brasil Central foi muito positiva e teve um saldo extra, que é a aproximação de receptivos e operadores das diversas regiões e dos estados que se uniram e trocaram contatos. Isso, com certeza, terá um efeito catalisador na integração de novos roteiros, com a melhoria da qualidade dos nossos produtos”, analisou o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp.
Segundo o superintendente, o caráter internacional da feira também contribuiu para que o Tocantins e o Brasil Central se colocassem, como ocorreu na Adventure Sports Fair, em São Paulo, no mês de outubro, como alternativa de turismo de aventura para o público dos países vizinhos.
Festuris
A Feira Internacional de Turismo de Gramado chegou, neste ano, a sua 29ª edição e foi realizada no Serra Park, em Gramado. O evento ocupou 22 mil metros quadrados de área, onde 2 mil marcas foram expostas em mais de 400 estandes. A Festuris é direcionada a profissionais vindos de todos os continentes. Uma pesquisa realizada pela Faculdades Integradas de Taquara/RS (Faccat) contabilizou, na última edição, um impacto econômico da ordem de R$ 253 milhões em negócios. Para este ano, a expectativa é de que tenha superado a marca de R$ 280 milhões.
O Brasil Central
Os estados que formam o Consórcio Brasil Central se apresentam juntos na Festuris. A proposta foi divulgar um roteiro integrado envolvendo os destinos turísticos dos cinco estados. A união destas unidades federativas no âmbito do turismo visa diversificar a oferta turística brasileira, consolidando um destino focado em natureza, cultura, aventura e turismo termal, modalidades que têm atraído cada dia mais o mercado consumidor nacional e internacional.
Capacitação
Saindo da Festuris Gramado, o superintendente de Desenvolvimento Turístico do Tocantins segue para Belo Horizonte (MG), onde participa, nesta segunda-feira, 13, e na terça-feira, 14, de uma capacitação voltada ao planejamento de ações do Consórcio Brasil Central.
Fonte – Governo de Tocantins