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Transformando cidadãos do futuro:- Uma nova perspectiva de aprendizagem estudantil

Com o objetivo de minimizar os impactos do isolamento dos alunos, o professor do Sesi Vilhena, em Rondônia, Silvio Luiz Vichroski, buscou uma solução por meio de ferramentas tecnológicas para recriar a escola virtualmente. “Percebi que nas minhas lives os alunos sempre falavam que gostariam de estar na escola. Então pensei, vamos recriar a escola usando Minecraft Education e proporcionar aos alunos a sensação de estar na escola sem estar”, afirma o professor. Para concretizar esse projeto, a Big Brain – que desenvolve soluções de tecnologia na área da educação e principal parceira da Microsoft na América Latina – iniciou o projeto Minecraft Education Edition, sendo utilizado nas aulas onlines do Sesi Rondônia desde março de 2020.

O Minecraft é um jogo em blocos que entrega um excelente grau de resposta ao desenvolvimento de habilidades preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Permite ao jogador a liberdade de criar os cenários e objetos atrelados às estratégias de ensino com flexibilidade e adaptabilidade às propostas pedagógicas das instituições educacionais, sendo um exemplo de ferramenta tecnológica, pois os recursos digitais servem de instrumento de aprendizagem e aproxima o aluno da sala de aula de maneira dinâmica e divertida.

O Minecraft na versão educacional, o Minecraft Education, pode despertar no estudante diversas habilidades, como:

• Interesse ambiental, uma vez que os mundos podem ser criados em diversos biomas. Nesse sentido, é uma maneira de estimular, discutir questões de ecossistema e consciência ambiental;

• Noção espacial, já que o jogador terá que criar os objetos nos tamanho adequado aos espaços;

• Aprimora conhecimentos na área de humanas, pois poderá construir monumentos e ambientes de qualquer época e lugar dos períodos históricos;

• Potencializa a capacidade de planejar e tomar decisões, pois mesmo com tanta liberdade de criação dos mundos o jogador precisa decidir o tempo todo para alcançar seus objetivos, ou seja, precisa saber onde quer chegar;

• Desenvolve a criatividade, pois o ambiente digital entrega ao jogador total liberdade para construir objetos simples e complexos de acordo com as habilidades que já possui e as novas que vão sendo desenvolvidas a partir das experiências vivenciadas durante o jogo.

Para a gerente pedagógica da Big Brain, Sueli Trajano, todo o processo dinâmico e contínuo de evolução global, impulsionado pela tecnologia, tem impacto direto no que as organizações educacionais precisam levar para os seus currículos e, com isso, proporcionar a formação integral de cidadãos adaptados a esse novo mundo. Ou seja, é necessário desenvolver cidadãos do futuro, sendo preparados para serem protagonistas da própria vida, que consiga interagir e entender a dinâmica do mundo atual, saiba analisar e buscar respostas com senso crítico diante dos desafios que surgirem em sua caminhada. “O cidadão do futuro precisa ser e se manter atualizado, dinâmico, saber olhar para a imensidão de informações que têm à disposição e filtrar o que deve ser transformado em conhecimento para a suas escolhas de vida”, completa Sueli.

Educação 4.0

Segundo o professor Silvio, houve uma excelente aceitação dos alunos, pais e docentes ao implantarem o Minecraft Education. Tanto que além de Vilhena, foi necessário liberar acesso para mais três escolas da rede Sesi em Rondônia, nos municípios de Porto Velho, Pimenta Bueno e Cacoal. Até o momento, cerca de 500 alunos já participaram do projeto, somando as quatro unidades escolares no estado.

Pensando na forte implementação da Educação 4.0, o Sesi Rondônia já iniciou o desenvolvimento do programa com um grande laboratório de química para que os professores consigam ensinar conceitos sem o custo dos equipamentos de laboratório, expondo os alunos a uma nova maneira de aprendizagem. Se as aulas retornarem ao sistema presencial, a instituição de ensino pretende proporcionar a todos os alunos da unidade o contato com Minecraft Education semanalmente.

“A educação 4.0 chegou e não tem mais volta, ela será revolucionada e todos nós (professores) temos que estar prontos para essa mega virada. Acabou-se o tempo do docente ser o detentor único do saber, hoje os alunos têm acesso ao conhecimento de maneiras muito práticas. Então, temos a dura missão de tornar as aulas atrativas, precisamos repensar as ferramentas educacionais existentes e oferecer aos nossos alunos maneiras atrativas, tecnológicas e principalmente interativas para que possamos ter êxito em nossas aulas”, finaliza o professor Silvio.

Sobre Big Brain

Fundada em 2015 pelos sócios Sidnei Drobnievski e Ronei Pasquetto, a Big Brain é uma empresa que desenvolve soluções de tecnologia educacional, empoderando instituições de ensino no processo de transformação digital e criação de projetos de educação tecnológica através do ecossistema Microsoft. Com sede em Curitiba, recebeu diversos prêmios internacionais pelos produtos e serviços inovadores como LATAM (América Latina e região do Caribe) de Parceiros do Ano da Microsoft 2020, nas categorias Customer Experience (Experiências do Cliente) e Diversity and Inclusion Changemaker (Diversidade e Criador de Mudanças de Inclusão). A empresa conhecida como referência em tecnologia educacional global atende as necessidades de gestores, professores e alunos transformando o mercado de tecnologia educacional. Algumas parcerias fundamentais para o sucesso da empresa são: Microsoft, Lenovo, Escola Bosque, Estácio de Sá, Uniaselvi, SESI, entre outras.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

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