“A regulamentação da profissão de turismólogo está em pauta”, diz secretário

Turismo

Na semana da celebração do Dia Mundial do Turismo e do Dia dos Turismólogos e Profissionais de Turismo, comemorados em 27 de setembro, o Ministério do Turismo anunciou avanços no processo de regulamentação desses trabalhadores. A partir de esforços da Pasta, a Lei Geral do Turismo, que tramita no Congresso Nacional, foi revisada e teve incluído um dispositivo para o registro legal da profissão.

A novidade foi anunciada pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, durante um evento online do ABAV Collab realizado nesta quinta-feira (01.10), que reuniu turismólogos e entidades representativas.

No encontro, França ressaltou a importância da categoria para o fortalecimento do turismo e a retomada do setor e frisou que o MTur tem procurado atuar no sentido de resolver obstáculos à atividade turística, combater a informalidade e profissionalizar o segmento.

“Este tema é uma pauta deste governo, e estamos dando muita atenção a ela. Entendemos que a profissionalização, a partir da figura do turismólogo, constitui um importante antídoto contra o amadorismo e a improvisação”, destacou França. “O país precisa que os prestadores de serviços turísticos contem com profissionais adequadamente formados e preparados, qualificados e aptos a atuar no âmbito de uma das nossas mais importantes indústrias”, concluiu o secretário.

A coordenadora de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Tamara Barros, ressaltou que a área trabalha internamente e em parceria com outros ministérios para atender às demandas dos turismólogos. “Já nos reunimos com os ministérios da Economia e da Educação. O próximo passo é abrir para uma discussão geral de toda a entidade, para criar soluções efetivas. O Ministério do Turismo já reconhece essa profissão, mas é importante que ela tenha o direito e o reconhecimento sociais”, destacou.

A presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, Lenora Schneider, também participou do encontro e agradeceu o empenho das equipes do Ministério do Turismo em contemplar o pleito dos trabalhadores. “A regulamentação é um pedido antigo nosso, e fico muito feliz em saber que o MTur está atento as nossas necessidades”, comemorou.

 

 

 

 

Fonte – Mtur

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário