Ministério do Turismo lança revista com dados sobre impacto da Covid-19 no setor

Turismo

O Ministério do Turismo acaba de lançar a 2ª edição da Revista Dados & Informações do Turismo sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nos setores de Turismo e Cultura do Brasil. A publicação reúne achados do Ministério do Turismo, do Sebrae e de outras entidades que trabalharam na identificação de como as atividades foram afetadas do ponto de vista econômico e, também, na perspectiva de novos investimentos, em especial, de olho na retomada das atividades.

“Os números apresentados na revista reforçam que fomos os dois setores mais afetados pela Covid-19. Eles só não foram maiores do que o compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro para diminuir os prejuízos desse momento tão complicado”, avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Os dados comprovam os prejuízos amargados pelo setor. Houve redução de 59% no faturamento do turismo brasileiro e de 58% na economia criativa. A revista traz, ainda, o impacto da pandemia no mercado de trabalho e apresenta a redução de 15% no número de trabalhadores dos setores criativos. Entretanto, as perdas seriam ainda maiores sem as medidas do governo federal para auxiliar os setores.

A primeira ação foi focada na manutenção dos postos de trabalho por meio do pagamento de auxílio emergencial e da flexibilização da jornada de trabalho. A segunda garantiu os direitos do consumidor para remarcação de serviços turísticos e eventos e, ao mesmo tempo, contribuiu para evitar a falência em massa dos prestadores de serviços. E a terceira destinou R$ 5 bilhões para crédito a empreendimentos turísticos.

Uma das novidades da revista é o retrato da situação por Atividade Característica do Turismo (ACT). Desta forma, as informações contidas na publicação serão utilizadas para nortear as ações desenvolvidas pelo MTur para a retomada do turismo e da cultura no pós-pandemia de forma a garantir que as duas atividades voltem, o quanto antes, a gerar emprego, renda e desenvolvimento no Brasil.

 

Fonte – Mtur

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta