Unidade do Liceu Claudio Santoro em Parintins inicia agenda de capacitação dos professores
Como parte do planejamento anual para aprimorar os núcleos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, a unidade de Parintins recebe, a partir desta quinta-feira (22/2), visitas de coordenadores para a supervisão de atividades e realização de cursos de capacitação para os instrutores do município. Os núcleos de música e teatro são os primeiros atendidos em fevereiro.
De acordo com a diretora do Liceu em Parintins, Andressa Oliveira, o planejamento segue de fevereiro até outubro, atendendo todos os cinco núcleos oferecidos, entre eles, teatro, música popular, dança, audiovisual e artes visuais.
“São três visitas que teremos ao mês, uma de coordenação e duas para capacitação”, explica. “Nossos alunos estão em um nível onde precisam ser constantemente estimulados a evoluir, então estas visitas, além de trazer algo novo para os instrutores, também nos auxilia em como serão planejadas as aulas, além de avaliar o trabalho atual”, afirma.
Nesta quinta-feira, o regente titular da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) e coordenador do núcleo de música do Liceu, Davi Nunes, se reuniu com o setor de pedagogia da unidade. “Em Parintins tem muitos grupos atrelados, como a banda do Liceu, a camerata de violões, os corais, então trabalhamos sobre as questões pedagógicas que serão aplicadas neste ano para dinamizar e alimentar estes conjuntos”, comenta o maestro.
Núcleo de Teatro – E neste fim de semana, instrutores da unidade em Parintins recebem capacitação do coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu, o ator e diretor Tiago Oliveira. De acordo com ele, o tema do curso será sobre a arte do teatro e a tecnologia de imagens.
“A arte dialoga com o tempo, então está sempre evoluindo. Com esse ‘boom’ tecnológico, vamos tratar sobre o quanto essas tecnologias podem se inserir no espaço cênico. Trabalharemos no eixo teórico, com autores e companhias de teatro que lidam com o assunto, e na prática, experimentando processos criativos”, destaca. “Sempre há uma troca de saberes entre os dois lados durante a capacitação”, pontua Oliveira.
Programação – Para março já estão previstas capacitações para banda musical e para o núcleo de Dança, com as visitas dos coordenadores Oromides Souza, Leilah Alves e o coordenador do Núcleo de Dança do Liceu, Baldoino Leite.
Fonte – Secom