Chuvas fortes e volumosas são previstas para estados do Norte e Nordeste do país nos próximos dias

Variedades

Após meses com altas temperaturas e baixos volumes de chuva, o fim da primavera tem reservado surpresas para o Norte e Nordeste do país. Chuvas fortes e volumosas são esperadas para diversos estados dessas regiões nos próximos dias. Algumas cidades tiveram acumulado de mais de 100 mm em apenas 24 horas na última semana e mais precipitações são previstas nos próximos dias, segundo a Climatempo.

No período de 18 a 22 de dezembro, são esperados acumulados de até 100 milímetros em diversos estados da região Norte. (Veja o mapa abaixo) A chuva poderá ser forte e causar transtornos em algumas cidades. “O tempo fica muito instável em quase toda a Região Norte nos próximos dias e a chuva vai cair forte e volumosa sobre vários estados. Só Roraima ficará fora da área de temporais”, noticiou a Climatempo.

A intensificação das instabilidades na região Norte do Brasil está relacionada com forte circulação de um sistema de alta pressão atmosférica, a conhecida Alta da Bolívia. Ela ainda deve influenciar várias áreas do Brasil no restante do mês de dezembro.

No Nordeste, os volumes serão menores, podendo chegar a 50 mm. Não estão descartadas chuvas fortes. (Veja o mapa abaixo) “As áreas de instabilidade continuam crescendo sobre todo o estado do Maranhão e grande parte do Piauí e a terça-feira será marcada por mais pancadas de chuva com risco de novos temporais. Há chance de chuva forte e raios inclusive em São Luís e em Teresina. O oeste da Bahia também pode ter algumas pancadas de chuva com raios de moderada a forte intensidade”, reporta a Climatempo.

 

Fonte – Olhar Eletrônico

Deixe um comentário