Mudança de estilo de vida é necessária para cumprir Acordo de Paris

Variedades

O Brasil pode reduzir as emissões de carbono em 45% até 2030 para deter o aquecimento da temperatura média da Terra em até 1,5ºC. No entanto, para essa redução, mais do que soluções tecnológicas, é preciso haver mudança no padrão de consumo das famílias. É diante dessa necessidade e da perspectiva de cumprimento do Acordo de Paris que pesquisadores brasileiros e franceses estudam a mudança no estilo de vida para estratégias de baixo carbono no Projeto ECOPA.

Segundo a professora Suani Coelho, coordenadora do grupo de pesquisa em Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, que participou da pesquisa, o Brasil havia caminhado bastante no uso de energia limpa. Porém, a participação de energias renováveis no consumo energético tem-se reduzido devido ao aumento de uso de termelétricas no País. Além disso, a professora destaca que a população tem consciência de medidas de eficiência energética, mas que o governo pode contribuir mais para incentivar a mudança de estilo de vida da população.

Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o auditório do IEE recebe o workshop sobre o projeto, a partir das 9h. Na segunda e terça-feira, haverá discussão sobre os resultados de pesquisas e na quarta-feira será oferecido um curso sobre mudança de estilo de vida e baixa emissão de carbono. O evento é aberto a todos.

Fonte – Jornal da USP

Deixe um comentário