Amoci e Inpa realizam Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia

Variedades

Com a proposta de abordar as interações entre quem faz ciência e quem capta os resultados obtidos pelas pesquisas para transformar em novos investimentos no país, será realizado nesta quinta e sexta-feira (06 e 07) a 2ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia – Interfaces entre e ICT, empresários e investidores. O evento será realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus.

A conferência é promovida e organizada pelo Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci). Com sede no Inpa, o Amoci é composto por 23 integrantes, entre instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, fundações e incubadoras de empresas localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. A Conferência é gratuita e recebeu mais de 400 inscrições. As vagas estão esgotadas.

“Nosso objetivo com a Conferência é capacitar os integrantes do Amoci na cultura e prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo e inovação no âmbito as instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia”, disse a coordenadora do Arranjo Amoci, a economista com mestrado em propriedade intelectual e inovação Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa e Diretorade Comunicação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Programação

Em 2019, a Conferência contará com a presença do titular da Secretaria de Unidades Vinculadas do MCTIC, Lorenzo J. E. Cuadros Justo Júnior, que fará a palestra magna, no dia 6 de junho, às 9h, com o tema “Um ano de Decreto Regulamentador: O que mudou?”.

De acordo com a programação, nas palestras, mesas redondas e painéis serão apresentados diversos temas envolvendo, como Propriedade Intelectual, Biotecnologia e Transferência de Tecnologia, com palestrantes nacionais: MSc. Shirley Coutinho, que é presidente do Fortec; o Dr. Alexandre Vasconcellos, do INPI; a Diretora do Inpa, Antonia Franco, e o ex-diretor do Inpa e a professor aposentado da UFMG, Luiz Renato de França; e internacionais, como o Dr. Camilo Ansarah, da Universidade do Sul da Califórnia.

Também terá participação no evento a Procuradoria – Dr. Juliano Scherner Rossi – e a Advocacia Geral da União-AM – Raimundo Rômulo, indicando as boas práticas para a realização da transferência de tecnologia.

O primeiro dia ainda conta com uma palestra sobre um tema atual: a Inovação Frugal, responsável por tornar produtos e serviços mais simples e mais baratos, fazendo com que eles sejam acessíveis a um grupo maior de consumidores, que será abordada pelo Dr. André Moraes, da Univali/SC.

Café com Inovação

No dia 07 de junho, segundo e último dia do evento, acontecerá pela parte da manhã, a segunda edição do Café com Inovação de 2019, a Edição Laranja, que terá como tema “Valoração e Precificação de Tecnologias” e será ministrada por Daniel Elói – da PRIS, empresa que promove cursos em várias áreas de atuação como Propriedade Intelectual, Incentivos, Finanças e Tributos.

Na parte da tarde, haverá uma apresentação institucional do PROFNIT – programa de mestrado profissional do Fortec, além de um momento de Pitch com empresas que divulgarão seus modelos de negócios.

A Agenda Mundial 2030, da ONU, será abordada em uma mesa redonda que terá como mediadora a subsecretária da Semtepi, Larisse Carvalho, além dos representantes da Fabriq (Fredson Encarnação), Instituto Certi (Marcos Da-Ré) e Lorena San Román do Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Catie), da Costa Rica.

Josivaldo Modesto, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, falará sobre a valoração e importância do pirarucu – o gigante da Amazônia; e Wildney Mourão da Fundação Amazonas Sustentável abordará sobre a Farinha Ribeirinha, produto que possui registro de Indicação Geográfica e é produzido por pequenos produtores de Uarini/AM.

O evento ainda contará com estandes de empresas selecionadas, que irão divulgar seus produtos e serviços, além de um coquetel de encerramento ao final do segundo dia.

Sobre os Arranjos

Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para “operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.

Fonte – Inpa

Foto – Divulgação