Bosque da Ciência do Inpa recebe cerca de 30 atividades da Virada Sustentável neste fim de semana

Variedades

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) irá desenvolver e receber na Virada Sustentável Manaus várias atividades educativas, lúdicas e culturais neste sábado e domingo (27 e 28). No Bosque da Ciência (Rua bem-te-vi, Petrópolis) serão realizadas cerca de 30 atividades nos dois dias, das 9h às 17h. A entrada gratuita.

O Instituto também participará das ações do Caminhão Conhecendo os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), sábado (27), na Praça da Polícia, Centro de Manaus. As ações do Inpa na Virada serão comemorativas aos 65 anos de funcionamento do Instituto.

A Virada Sustentável é um evento nacional com objetivo de mobilizar a sociedade para sustentabilidade e apresentar uma visão positiva e inspiradora para a população, por meio de atividades culturais e palestras sobre diferentes temas. Neste ano, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são tema da Virada. Em Manaus a Virada está na 5ª edição e é promovida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Uma das atividades no bosque será “Qual o custo socioambiental do nosso estilo de vida atual?”, uma experiência sensorial, cognitiva e reflexiva desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa). Outra é Pintando no Bosque da Ciência, prática que arte para sensibilizar crianças e jovens sobre questões ambientais voltadas para a conservação da natureza.

De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Alexandre Buzaglo, o Inpa se orgulha em fazer parte da Virada Sustentável, que é o maior evento de sustentabilidade da cidade com o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente, além de integrar a sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas na busca por um mundo melhor. “Tenho certeza que nossos visitantes se sentirão motivados a colaborar nesse processo. Portanto, estão todos convidados a virar Manaus no Bosque da Ciência”, destacou.

Os pequenos também são foco da atividade no bosque intitulada Sustenta Mundo | Viagem Amazônica. Com distribuição de Livros do Projeto Sustenta Mundo Viagem Amazônica, a ação proporcionará uma roda de conversa com as crianças sobre trechos contidos nos livros, estimulando o pensamento e olhar sustentável.

A programação no espaço de visitação publica do Inpa conta ainda com movimento para coleta de lixo no Igarapé da Beira Rio, no Coroado (Lixo por Planta), palestras sobre temas ligados a sustentabilidade, Yoga no Bosque, Cãociência, Exposição Fotográfica Natureza em Foco e várias atrações musicais com bandas locais e cantores solos.

 

Fonte – Ascom/Inpa

Foto – Divulgação