3º Ciclo de Debates Saúde, Ambiente e Sustentabilidade será nos dias 2 e 3 de setembro na Fiocruz Amazônia

Variedades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), promove em Manaus, no Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD Fiocruz Amazônia) nos dias 2 e 3 de setembro, o 3º Ciclo de Debates de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade. O evento inicia às 14h do dia 2/9, e será realizado na sede da Fiocruz Amazônia à rua Teresina, 476, Adrianópolis.

O 3º Ciclo de Debates vai debater, a partir do olhar ampliado sobre questões relacionadas à saúde, o ambiente e a saúde indígena para o desenvolvimento da Amazônia – malária, vulnerabilidade ambiental e território. Seu objetivo é contribuir com a atualização da produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira

A ação tem caráter continuado e ocorrerá nas cinco Regiões do Brasil: Sudeste, Nordeste, Sul, Centro Oeste e Norte, com a participação das Unidades Regionais da Fiocruz. No ano passado, foi realizado na Região Sudeste, em março deste ano aconteceu em Brasília.

DEBATES

Os debates visam atualizar e expandir o conhecimento sobre ambiente e saúde na Fiocruz, tendo como orientador da discussão interdisciplinar as áreas temáticas que constituem a publicação da Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Série Fiocruz – Documentos Institucionais, a saber: Agrotóxicos e Saúde; Biodiversidade e Saúde; Clima e Saúde; Grandes Empreendimentos e Saúde; Saúde dos Povos do Campo, da Floresta e Água e Saúde do Trabalhador.

A principal característica desta proposta é a apresentação do acúmulo institucional do conjunto de conhecimentos neste campo de atuação, trazendo conteúdo e reflexão acumulada em cada tema abordado, além da integração dos diversos campos de atuação respeitando as singularidades de cada área e sua articulação no contexto da instituição.

PÚBLICO-ALVO

O evento é aberto ao público e podem participar interessados no estudo de questões relacionadas ao tema Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, especialmente pesquisadores envolvidos na elaboração dos documentos da coleção, autores, colaboradores, e convidados envolvidos em processos relacionados às áreas a serem discutidas.

OBJETIVOS DO CICLO DE DEBATES

Ampliar a discussão sobre questões relacionadas à área de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade;

Possibilitar uma discussão interdisciplinar entre as áreas que compõe o Programa de SAS: Agrotóxicos e Saúde, Biodiversidade e Saúde, Clima e Saúde, Grandes Empreendimentos e Saúde, Povos do Campo, da Floresta e Água e Saúde do Trabalhador;

Integrar as Unidades Regionais na discussão do campo da Saúde, Ambiente e Sustentabilidade;

Iniciar um processo de construção de uma Rede Integrada de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.

A cada Ciclo de Debates é gerada uma síntese da discussão.

 

Fonte – Fiocruz

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta