Chuvas intensas, com alagamentos, alertam para cuidados com a rede elétrica

Variedades

O grande volume de chuvas que atinge a capital paraense, e outras cidades do Estado, vem causando uma série de transtornos e prejuízos à população. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, o volume de chuva para este mês de março é de 450mm. Nesse cenário, cresce o alerta para os cuidados em relação à eletricidade nos casos de inundações, alagamentos e descargas atmosféricas.

O representante da área de Segurança da Equatorial Energia Pará, Robson Oliveira, reforça os cuidados com a energia, sobretudo nas situações de alagamentos dentro de casa. “Quando houver essas inundações, a primeira medida a ser tomada é desligar o disjuntor geral do imóvel, pois caso algum fio descascado de algum eletrodoméstico ligado a tomada entre em contato com a água, há grande risco de choque elétrico”, explica Robson.

Também é recomendado não utilizar equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados, pois estes fatores aumentam o risco de choque. Caso a inundação na residência, chegue até o nível das tomadas, além de desligar o disjuntor imediatamente e necessário chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar os disjuntores novamente.

Por mais que tenham tido poucos registros durante as chuvas que aconteceram no último final de semana, também é preciso ficar em alerta quanto as descargas atmosféricas. “Se estiver ao ar livre em situações de chuvas, é recomendável procurar um local seguro e longe de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair. Outra dica válida é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos, que também chamam os raios”, reforça.

Em acidentes com placas, telhas ou árvores sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a concessionária de energia por meio dos canais de atendimento (0800 091 0196) e só um profissional habilitado pode fazer a troca da fiação.

Cuidados importantes:

– Não faça uso de benjamins. Prefira os filtros de linha;

– Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

– Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;

– Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;

– Não fique em áreas descampadas debaixo de chuva;

– Procure ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;

– Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com Equatorial Energia Pará.

Nas situações emergenciais, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio da Central de Atendimento no 0800 091 0196, que funciona 24 horas.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta