UNICEF lança projeto de empoderamento de meninas em Belém e Manaus

Variedades

No contexto do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, e em razão da emergência causada pela pandemia da COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento (Cintercoop) propõem, de 18 de maio a 15 de julho de 2020, uma série de atividades virtuais para promover o empoderamento de meninas nos municípios de Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas.

As meninas participarão durante dois meses de missões com o intuito de desenvolver habilidades, adquirir mais conhecimento sobre seus direitos, contribuir para o exercício da democracia e melhorar as políticas públicas voltadas para meninas na Amazônia. As participantes do projeto Empoderamento de Meninas têm entre 12 e 18 anos.

As gestoras e os gestores de políticas públicas de educação, saúde e assistência, entre outros temas que impactam o desenvolvimento de crianças e adolescentes, participarão de um curso virtual de 10h/aula sobre internet segura, com foco em prevenção da violência contra meninas na internet.

O curso é uma oferta do UNICEF em parceria com a Safernet e tem como objetivo contribuir para que essas e esses profissionais adquiram as habilidades necessárias para lidar com possíveis situações de violência online contra meninas garantindo que os casos sejam encaminhados para os serviços adequados.

Além do curso, o projeto propõe a construção coletiva de planos de ação municipais para promover ambientes mais saudáveis e protegidos para as meninas tanto em Manaus quanto em Belém.

Todas as atividades serão realizadas online, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de isolamento social.

 

Fonte – Unicef

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta