Bancos ganham aliado em processos de crédito e prospecção de clientes

Variedades

Oferecer crédito é um negócio de risco e as instituições financeiras que prosperam são aquelas que sabem fazer uma avaliação correta sobre o potencial que cada cliente tem em honrar suas dívidas. Vários fatores como renda, patrimônio ou projetos de investimento são levados em conta nessa análise. Informações sobre possíveis restrições cadastrais, existência de débitos ou pendências também são fundamentais nessa hora.

A tecnologia promete ajudar aos bancos na verificação da regularidade fiscal de um cliente. Desenvolvida pelo Serpro, a Consulta CND incorpora, aos sistemas dos bancos, um serviço de inteligência que dá acesso massivo à consulta e emissão de Certidões Negativas de Débitos, documento que atesta a ausência de pendências fiscais de uma empresa, pessoa física ou imóvel rural. A ferramenta faz a conexão direta entre as instituições financeiras e as bases de dados do governo federal, permitindo ganhos em eficiência e redução de custos, além de disponibilidade e confiabilidade na resposta.

“Com essa informação integrada aos seus sistemas, o banco ganha agilidade na hora de montar seus dossiês e aprovar operações de crédito. Tudo fica integrado e múltiplos contribuintes podem ser verificados simultaneamente. Além disso, a solução torna-se uma aliada na hora de prospectar os clientes certos para oferecer novos produtos, como cartões ou outras operações de crédito”, destaca Maria Cristina Breve, responsável técnica pelo desenvolvimento da ferramenta.

Além do setor financeiro

De acordo com Cristiane Drumond, chefe de Soluções de Cobrança para a RFB no Serpro, a Consulta CND não é voltada apenas para bancos. “Ela foi criada para atender às necessidades das instituições financeiras, de escritórios de contabilidade e de gestão empresarial, bem como de órgãos públicos. Todas as empresas que necessitam integrar processos de verificação de regularidade fiscal de contribuintes e de imóveis, seja para atividades de concessão de crédito, classificação de risco, auditoria, concessão de benefícios legais ou avaliação de participação em licitações, se beneficiarão dessa nova solução”, explica.

Contratação online

A Consulta CND já está disponível para contratação por qualquer órgão público ou empresa privada. Acesse a página do produto na Loja Serpro, conheça mais detalhes da solução e comece a usar imediatamente.

 

Fonte – Serpro

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta