Volta às aulas: como montar uma lancheira saudável para a criançada?

Variedades

Com a volta às aulas no chamado ‘novo normal’ em um mundo pós-pandemia, uma das preocupações dos pais é como manter uma alimentação saudável em meio a correria do dia a dia, tirando das lancheiras dos pequenos os alimentos industrializados com altas taxas de açúcares, sal, gorduras, conservantes e corantes. A boa notícia é que oferecer lanches saudáveis e deliciosos é totalmente possível, basta ter organização.

Conforme a nutricionista do Hapvida Saúde, Renata Vieira, com esse novo estilo de vida, pais e responsáveis podem ficar em dúvida a respeito do que ofertar para as crianças no momento de ir para a escola, haja vista que a rotina de alimentação em casa passou a ser melhor selecionada e monitorada com mais frequência. “É importante destacar que crianças em período pré-escolar necessitam de uma demanda energética diferenciada, tanto para o crescimento e imunidade, quanto para manter um bom desempenho nas atividades do dia a dia”, afirma a especialista.

Além disso, Renata Vieira destaca que durante a quarentena notou-se uma procura expressiva para se ter mais saúde e bem-estar, principalmente relacionada a melhora da alimentação, do sono e prática regular de atividades físicas. “Com o isolamento social, as pessoas passaram a ter mais tempo em casa e observou-se uma melhora nas escolhas alimentares. Desse modo, as pessoas conseguiram reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados dando lugar para alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras, melhorando a qualidade de vida”, garante a nutricionista.

Lancheira saudável

De acordo com a nutricionista, para montar uma lancheira saudável para os pequenos é importante incluir fontes de proteínas (leite, iogurtes naturais, queijos, entre outros), fontes de energias (pão integral, cereais, bolos integrais) e alimentos naturais, como frutas e legumes.

O lanchinho do recreio precisa ser adequado e saudável, assim como a alimentação feita em casa. Para dar certo, o importante é levar em consideração aquilo que a criança gosta e está acostumada a comer. Melhor ainda se ela puder participar da preparação, sentindo-se parte do processo. Essa é uma ótima estratégia para despertar o interesse pelos alimentos.

Para ajudar os pais na melhor escolha dos alimentos que irão compor a lancheira dos filhos, confira algumas combinações de lanches saudáveis:

Opção 1: uvas sem caroço + sanduíche de pão integral com patê de atum + suco de goiaba, feito em casa e sem açúcar;

Opção 2: mini sanduíche de pão com queijo branco cremoso e geleia natural de morango + suco de frutas naturais;

Opção 3: saladinha de frutas da estação + suco integral + ovos de codorna;

Opção 4: tomatinhos-cereja com quadradinhos de queijo + uma fruta ou suco natural;

Opção 5: Pão ou torradas integrais com 1 fatia de queijo branco ou frango desfiado ou uma colher de café de geleia sem açúcar 100% fruta + suco natural.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta