Previsão do tempo pode ser importante aliada do produtor rural

Variedades

A previsão do tempo é de extrema importância para a agricultura, pois auxilia os produtores rurais na preparação de seu trabalho e na tomada de decisões sobre as melhores épocas de plantio e colheita, por exemplo. Desde 1909, a previsão do tempo no Brasil é feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De lá para cá, a tecnologia utilizada no serviço avançou bastante.

“O Inmet foi criado há mais de um século e de lá para cá muita coisa mudou. Tínhamos algumas estações meteorológicas espalhadas pelo país, que eram todas manuais, ou seja, o observador precisava ir até a estação coletar as informações e os dados eram enviados por meio de até telégrafo”, explica a meteorologista e coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia Seabra.

Além disso, o Inmet conta com o auxílio das imagens de satélites para elaborar a previsão no curto prazo. Estas imagens podem ser geradas a cada 30 minutos, de hora em hora ou a cada três horas. “A qualidade da previsão melhorou muito em relação aos primeiros modelos numéricos, por conta de todas as informações que são inseridas no modelo e, assim, conseguimos ter um acerto melhor com o passar dos anos”, explica Márcia.

Produtor Rural

As informações sobre a previsão do tempo são fundamentais para os produtores rurais. Com esses dados, eles podem amenizar os impactos climáticos na cultura, lavoura e criação de animais para evitar possíveis prejuízos. “A gente consegue informar para ele se o próximo período de um mês ou três meses será de chuvas ou temperaturas acima ou abaixo da média. Com essas informações, os produtores conseguem se preparar melhor para essas condições climáticas”, diz a meteorologista do Inmet.

Ela lembra também que, neste ano, as informações chegaram de maneira mais efetiva para o produtor rural, com os avisos meteorológicos. “Esses avisos ajudaram os produtores rurais, com a previsão de chuvas, ventos fortes, geadas, ciclone bomba e a mais recente a previsão de tornado em Santa Catarina”, diz.

O Inmet tem trabalhado para desenvolver aplicativos e outras informações que possam chegar mais rapidamente a toda a sociedade e, em especial para o homem do campo.

 

 

Fonte – Mapa

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta