Agora é o momento certo para mudar de carreira?

Variedades

A pandemia fez muita gente rever prioridades e repensar suas escolhas profissionais. Mas será que este é um bom momento para mudar de carreira?

“Tomar a decisão de mudar de empresa ou de profissão não é tarefa fácil. Fazer uma transição exatamente agora, em meio a esse contexto de caos e com um futuro cheio de incertezas exige ainda mais cautela”, diz Patrícia Dalpra, especialista em Personal Branding e Gestão de Carreira.

Não importa se você é funcionário de uma organização ou profissional liberal, se você está enfrentando o dilema sobre fazer uma transição agora ou esperar a pandemia passar, é preciso lembrar que qualquer mudança pode trazer satisfação e sucesso, mas, em contrapartida, envolve riscos, desafios e muito planejamento.

Segundo a especialista, insatisfações momentâneas com a sua empresa ou negócio, modismos temporários ou até dificuldades pessoais não devem ser encarados como o combustível principal para uma mudança. “O segredo dessa iniciativa deve suscitar de seus gostos, desejos, sonhos e propósitos de vida. Não troque a sua história e a formação meramente por uma oportunidade que está em alta ou que simplesmente pague melhor naquele momento”, destaca.

Patrícia ressalta que, em certos casos, “ficar onde está” não é necessariamente sinônimo de estagnação. “Pode ser uma estratégia para ganhar mais tempo, planejar-se melhor e acertar nas escolhas”, diz.

A seguir, ela lista alguns pontos que devem ser levados em conta para uma decisão sem erros ou arrependimentos futuros.

O que de fato eu quero?

O primeiro passo é ter clareza sobre o que você realmente quer para o seu futuro profissional. Para isso, é preciso fazer um processo de autoconhecimento para entender qual sua essência, identificar suas características mais fortes, seus talentos e habilidades. Reflita sobre quais são os seus valores e qual o seu propósito. Além disso, pense também sobre qual tipo de ambiente você gostaria de trabalhar, como seria sua rotina e qual tipo de profissão quer exercer.

Eu tenho aquilo que é necessário para mudar?

Outro ponto é analisar se você tem aquilo que é necessário, seja habilidade, experiência ou perfil, para o novo caminho que gostaria de trilhar. Vale também refletir se as suas habilidades são transferíveis para o novo desafio. Em caso negativo, você está disposto a voltar a estudar? Muitas vezes, será preciso investir – tempo e dinheiro – em novos cursos e especializações.

Quais obstáculos estou disposto a enfrentar?

É importante ter consciência de que uma nova carreira é sinônimo de muitos desafios. Portanto, esteja preparado para as dificuldades iniciais que virão com essa escolha. Mesmo tendo anos de experiência na sua atual profissão, você está preparado para recomeçar do zero?

Eu tenho reserva financeira para bancar essa mudança?

Vale lembrar que começar uma nova trajetória pode, muitas vezes, significar salários mais baixos no começo. Por isso, ter um planejamento financeiro bem estruturado antes da mudança é fundamental, e permite que você faça a transição de maneira mais tranquila.

 

 

Fonte – Administradores.com

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta