Evento on line marca a retomada da formação continuada pelo CEFORT com o projeto “Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania”

Variedades

O Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino – CEFORT, da Faculdade de Educação da Ufam, retoma nos dias 22 e 23 de setembro, às 14h30, as atividades formativas do projeto “Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania-Alfa-GCE”.

Com suas atividades interrompidas desde março, em consequência da pandemia de covid-19, o Projeto Alfa-GCE retoma seu processo formativo com o Curso “Gestão do processo pedagógico e curricular para a formação da criança leitora-escritora”, voltado para os professores das Redes Públicas de Ensino do Amazonas. O presente curso foi redimensionado em suas estruturas principais, no perfil dos sujeitos, na modalidade de ensino e nos conteúdos estruturantes.

“Em razão da suspensão das atividades presenciais, novas necessidades foram postas exigindo tanto a sensibilidade com a realidade quanto um intenso trabalho de reflexão, contextualização e revisão do formato para a Educação a Distância”, explica o coordenador do Cefort e do Projeto Alfa-GCE, professor Luiz Carlos Cerquinho.

Para a equipe do projeto, o retorno ao processo formativo representa momento ímpar para se pensar as condições e possibilidades atuais do “chão da escola”. Representa a busca da Ufam em manter seu compromisso com o desenvolvimento humano em nosso Estado do Amazonas, especialmente num momento com inúmeros problemas que atingem a atuação pedagógica e a escolarização das crianças, adolescentes e jovens, estudantes na Educação Básica.

Propósito do curso

O propósito do curso “Gestão do processo pedagógico e curricular para a formação da criança leitora-escritora” é dimensionar a situação do trabalho escolar articulado com a formação de planejamento estratégico, visando os eixos da gestão do processo pedagógico e curricular, com destaque para a formação da criança na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso terá certificação pela Universidade Federal do Amazonas.

 

 

Fonte – Ufam

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta