Mesa Brasil Sesc vai distribuir 2 mil toneladas de alimentos no Amazonas

Variedades

O Mesa Brasil, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e 31 produtores rurais do AM, vai distribuir cerca de 2 mil toneladas de alimentos para 160 instituições assistenciais nas cidades de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Os alimentos serão entregues ao banco de alimentos do Sesc através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, que promove o acesso à alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e incentiva a agricultura familiar. Na manhã desta quinta-feira, na sede do Mesa Brasil em Manaus, foram assinados os termos bipartite (acordo entre o município e o produtor para a doação ao programa do Sesc).

A representante da Associação dos Produtores Rurais da Região Norte (Aspronorte), Fernanda Rodrigues, destaca que a parceria vai propiciar que produtores do interior possam escoar sua produção com mais facilidade. “Até o momento, eles (produtores rurais) estavam perdendo a produção e agora, vamos entregar ao Mesa Brasil, que irá distribuir para as famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. Serão doadas frutas, verduras e legumes pelo período de um ano”, explica. Janderley Vasconcelos, presidente da Associação Santa Maria (Manacapuru) salienta a importância da parceria com o Mesa Brasil. “Desde 2011, somos parceiros do Mesa, que pega a nossa produção em Manacapuru e a distribui em Manaus, reduzindo o custo para os produtores. Já a parceria com a Conab permite que os produtores consigam vender seus produtos pelo preço de mercado, sem a depreciação no valor devido à intermediação pelos atravessadores. Todo mundo consegue vender por um preço bom”, ressalta.

O analista de operações da Conab, Thiago Maia, explica que o processo de transferência dos recursos e a autorização para o início da entrega pelas entidades ao Mesa Brasil está na etapa final. “Nesse ano, temos 31 entidades que farão doações, o que é muito importante nesse período de pandemia, pois há muita dificuldade do agricultor em se locomover e fazer a comercialização dos seus produtos. Nesse momento, a Conab surge como um garantia de renda para o produtor. Em um ano, serão R$ 4,6 milhões em doações”, disse. Em relação ao programa Mesa Brasil, Maia explica que o programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc é o principal parceiro da Conab em nível nacional. “É a entidade que tem a maior capilaridade e estrutura, tanto de armazenagem quanto de auxiliar na logística para buscar e distribuir a produção. O Mesa possui também uma grande quantidade de instituições assistenciais cadastradas, não é à toa, que todo ano, o Sesc é a entidade que mais recebe doações da Conab”, explica.

A gerente de programas sociais do Sesc AM, Andreza Litaiff, enfatizou que o papel do Mesa Brasil é fundamental nesse processo de distribuição de alimentos. “A Conab libera os recursos para os produtores rurais, que estão com produtos que não conseguiriam comercializar e o Mesa Brasil busca essa produção e entrega às instituições e pessoas que estão em vulnerabilidade social. Os agricultores recebem pelo que produziram e nós entregamos a produção a quem precisa se alimentar”, explica.

Também contribuíram para o êxito dessa parceria, a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do AM (Consea AM).

Programa Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos para o combate à fome e ao desperdício com foco na melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza e uma perspectiva de inclusão social. O programa é baseado não só na distribuição de alimentos, mas também em campanhas educativas. O atendimento é voltado prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país. Para ser parceiro do Mesa Brasil Sesc AM ligue para (92) 9 8131-9748 ou 2121-5377.

 

 

Fonte – Fecomércio

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta