Projeto gastronômico qualifica pessoas em Abaetetuba no Pará

Variedades

Na manhã desta sexta-feira, dia 23, o Projeto Gastronomia do Amanhã, que tem o Patrocínio da Equatorial Energia Pará, realizou a cerimonia de formatura de 30 alunos do município de Abaetetuba. A iniciativa, que também conta com o apoio do SEBRAE, oferece oportunidade de qualificação profissional e fomenta a geração de emprego para a população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Nessa edição que ocorreu em Abaetetuba o projeto disponibilizou 20 vagas gratuitas e as oficinas ocorreram entre os dias 19 e 23 de outubro. Todas as atividades obedeceram aos decretos e protocolos sanitários estabelecidos na cidade, como a utilização de máscaras e álcool em gel como medidas de segurança. No encerramento do curso houve a preparação de pratos que foram ensinados durante a qualificação.

Rose Gaia, uma das formandas e moradora de Abaetetuba, fala que o curso abriu novos horizontes. “Por mais que eu já tivesse algum conhecimento de gastronomia, esse curso mostrou coisas novas e de nível profissional. Foram ensinamentos que com certeza vão fazer muita diferença e agora eu vou poder fazer comida com ainda mais vontade para as pessoas”, comemora Rose.

Os moradores que buscaram qualificação profissional tiveram cinco dias de oficinas, sendo quatro com aulas teóricas e práticas, com palestra de empreendedorismo, técnica de cozinha e segurança alimentar. No evento de formatura, houve a demonstração de todos os pratos preparados pela turma, seguindo, mais uma vez, todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A analista de responsabilidade social da Equatorial Energia Pará, Michelle Miranda, ressalta a oportunidade de mudança que o projeto oferece na vida das pessoas. “Nós estamos vivendo um momento muito delicado por conta da pandemia, então uma capacitação como essa oferece a chance para os alunos terem acesso ao mercado de trabalho de forma empreendedora, gerando autonomia financeira e despertando para novos caminhos. E isso repercute na qualidade de vida dessas famílias”, avalia.

O PROJETO – O Gastronomia do Amanhã iniciou suas atividades em março desse ano no município de Barcarena. Mas por conta da pandemia, as demais programações foram adiadas e retomaram em setembro em Marabá e agora no mês de outubro em Abaetetuba. Esta é a terceira edição do projeto, que vai atender ainda 14 municípios das cinco regiões do Estado. A próxima parada será em Igarapé Miri, de 26 a 30 de outubro.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

 

Deixe uma resposta