Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: uma celebração de uma semana

Variedades

A UNESCO, juntamente com outras organizações da ONU, convida você a comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 3 de dezembro de 2020, para aumentar a consciência sobre a complexidade das questões da deficiência e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em todo o mundo.

O tema deste ano é “Construindo de volta melhor: rumo a um mundo pós-COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável por, para e com pessoas com deficiência” .

As pessoas com deficiência são desproporcionalmente afetadas pelas consequências para a saúde, sociais e econômicas da pandemia global COVID-19. O tema deste ano enfatiza a importância de fortalecer nossos esforços coletivos para o acesso universal aos serviços essenciais, incluindo saúde imediata e proteção social, educação, infraestrutura digital, informação acessível, emprego e outras oportunidades socioculturais, a fim de garantir que as pessoas com deficiência não sejam deixados para trás em tempos de crise e depois.

A UNESCO marcará o dia com um programa de uma semana de 25 de novembro a 3 de dezembro de 2020.

Desde o surto global de COVID-19, a UNESCO está na vanguarda da resposta à pandemia, incentivando os sistemas de educação a permanecerem abertos e acessíveis a todos. O fechamento global de escolas devido à pandemia representou um risco sem precedentes para a educação, proteção e bem-estar das crianças. As respostas educacionais à crise nem sempre alcançaram os mais desfavorecidos ou foram adaptadas às suas necessidades. A suspensão da educação formal e não formal presencial, incluindo atividades profissionais, técnicas, culturais, esportivas e físicas, também tem sido extremamente rápida em todo o mundo. A mobilização de recursos para apoiar a aplicação de tecnologias digitais para o empoderamento de alunos com deficiência e capacitação para que seus professores se adaptem a novos ambientes de aprendizagem são cruciais.

 

 

Fonte – Unesco

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta