*Campanha Respirar: iniciativa da AAMP arrecada mais de R$185 mil para ajudar a atenuar o colapso no sistema de saúde e a falta de oxigênio no Amazonas *

Variedades

A Campanha Respirar, lançada no dia 18 de janeiro, pela Associação Amazonense do Ministério Público em parceria com Associações de todo o território nacional, arrecadou mais de R$ 185 mil para ajuda humanitária aos hospitais do Amazonas. O valor arrecadado gerou a compra de 40 cilindros de oxigênio, Bipap’s, centenas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhadores que estão na linha de frente no combate a pandemia e alimentos para pessoas que passam por necessidades.

A campanha nacional, que busca amenizar o sofrimento diante da crise de falta de oxigênio no Amazonas, envolveu, além da AAMP, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A primeira doação foi feita na manhã de terça-feira (26) no Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus, pelo Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, o Promotor de Justiça Lauro Tavares da Silva. A ação contou com a presença da Presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), Elena Marta Amaral, e da Diretora do Hospital Geral, Ana Belota.

O reforço do oxigênio possibilitou a expansão do número de leitos clínicos no hospital, que agora pode atender mais de 50 pacientes com COVID-19 e outras doenças, desafogando especialmente os SPA’s que entraram em colapso. Os profissionais da saúde do hospital também receberam EPIs, com a entrega de viseiras de proteção, luvas descartáveis e toucas, além de aparelhos para controle da respiração dos pacientes internados na unidade.

“É importante para nós poder colaborar nesse momento tão difícil que o Amazonas vive. Com essa ação humanitária, vamos abrir vários leitos, permitindo que um número grande de pessoas que estão em casa, sem acesso ao sistema de saúde, possam receber esse atendimento, evitando o sofrimento e a morte de tantos”, comentou o presidente da AAMP, Lauro Tavares.

A diretora do Hospital, Ana Belota, agradeceu a entrega das doações. “Nós agradecemos esse empenho e esse cuidado em ter olhado com tanta atenção e carinho ao Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha. Nós estamos aqui abertos para atender, nós estamos aqui abertos para colaborar e diminuir um pouco o sofrimento que tem sido causado por essa doença aqui no nosso Estado”, disse a diretora.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Cinco

Deixe uma resposta