Combate à COVID-19 em Tabatinga: Prefeitura lança campanha “Todos pela Vida”

Variedades

A Prefeitura de Tabatinga e o Gabinete de Operações Integradas (GOI) lançaram, na manhã desta segunda-feira (18), o Plano de Ação Integrada de Combate à Pandemia Covid-19, denominado “Todos pela Vida”.

A ação da Prefeitura Municipal de Tabatinga recebe o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, HGuT e demais órgãos e entidades que colaboram no combate à propagação da COVID-19 no município e em todo o estado do Amazonas.

O principal objetivo da operação é aliar esforços entre os órgãos de saúde e demais setores municipais na execução de 03 linhas de ações de combate, além de fiscalizar o cumprimento do Decreto Municipal n° 037, publicado no último dia 14 de janeiro de 2021.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Saul Bemerguy reforçou a cooperação da população para a redução dos índices de contágio por coronavírus. “Estamos fazendo a nossa parte para que não faltem profissionais, leitos, materiais e insumos hospitalares porém, é determinante que a população contribua com a desaceleração do contágio seguindo as recomendações de combate à pandemia” comentou o prefeito Saul.

Prioridades e compra de oxigênio

Durante a apresentação do Plano de Ação Integrada de Combate à Pandemia da Covid-19, órgãos e entidades presentes alinharam as primeiras intervenções previstas no planejamento, que deverão entrar em vigor no município de forma imediata. Dentre as principais medidas, estão:

– o controle de oxigênio para atender a demanda do município;
– a vacinação da população;
– a abertura de novos leitos de internação;
– aquisição de insumos e materiais hospitalares.
– fiscalizações diárias para o cumprimento do Decreto n° 037;
– busca ativa dos possíveis casos de Covid-19;
– divulgação diária dos comunicados, boletins e campanha de prevenção e conscientização.

O estoque atual de oxigênio na principal UPA do município é suficiente para atender a demanda de Tabatinga, porém a Prefeitura já tomou medidas preventivas de compra de cilindros em caráter emergencial na cidade de Leticia-Colômbia, conforme autorização do Ministério Público Federal e Estadual.

O município de Tabatinga deve receber aproximadamente 115 cilindros de oxigênio, enviados pelo Governo do Estado ainda nesta segunda-feira. A outra parte está prevista para ser entregue até quarta-feira (20/01).

Distribuição da vacina

Outra boa notícia é a chegada de pelo menos 13 mil doses das novas vacinas em Tabatinga, colocando a cidade entre os 3 municípios que receberão as maiores quantidades de doses do estado do Amazonas. O prefeito Saul garantiu que o município de Tabatinga está 100% preparado para iniciar o calendário de vacinação, mediante liberação do Governo Federal.

A prioridade, nesta primeira fase, é para os grupos considerados de risco, com a imunização de pessoas a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, professores, indígenas, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento e serviços essenciais, além de funcionários do sistema prisional.

O prefeito ainda reitera que, apesar da excelente notícia da distribuição da vacina, a população deve continuar seguindo as medidas de proteção à saúde com o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe uma resposta