Nova Acrópole apresenta filosofia como prática de vida

Variedades

Organização Internacional Nova Acrópole promove, na próxima sexta, 15/01, às 20h, live de apresentação do método de ‘filosofia à maneira clássica’ e como o contato com essas tradições podem nos ajudar a melhorar o mundo e a nós mesmos. A transmissão será com professora Lúcia Helena Galvão que irá conceder uma entrevista esclarecendo os principais sobre o tema, no canal Nova Acrópole no YouTube.

O evento online marca o início do calendário de aberturas de turma nas unidades da Nova Acrópole em todo o Brasil, no período de 18 a 22 de janeiro, com aula inaugural gratuita. O curso tem duração média de cinco meses e será ministrado de forma online ou híbrida, conforme a realidade de cada localidade em relação às normativas de segurança sanitárias. As aulas são semanais, com duas horas de duração, e trazem temas relativos à Ética, Sociopolítica e Filosofia da História.

“A filosofia, como era no período clássico, é uma ferramenta poderosa para direcionar esse ímpeto de transformar o mundo e a nós mesmos, a arte de viver como seres humanos. Queremos trazer de volta uma filosofia que é prática, vivencial e que fala, sobretudo, do ensinamento mediante o exemplo”, defende a professora Lúcia Helena Galvão, voluntária na Nova Acrópole e fenômeno no YouTube com mais de 50 milhões de visualizações.

E é a isso que se destina o Curso de Filosofia à Maneira Clássica: ensinar o ser humano a viver. O método é o mesmo nos mais de 50 países em que a Nova Acrópole está presente há 63 anos e baseia-se no estudo comparado das distintas ciências, políticas, artes e filosofias, resultando numa síntese que pode ser assimilada pelo estudante através das aulas, que incluem teoria e prática.

O objetivo é desenvolver e aplicar valores humanos essenciais com um sentido prático e atual, levando os alunos a refletir sobre o sentido da vida e a encontrar respostas para os desafios contemporâneos.

“Vivemos em uma sociedade em que todos dizem saber o que é justiça, felicidade e amor e que tais elementos são tidos como óbvios e acabamos por focar nosso tempo e energia somente na busca de conhecimentos técnicos. No entanto, os problemas atuais são frutos da injustiça, infelicidade e indiferença e não da falta de tecnologia. Por isso, é tão importante conhecermos mais profundamente estas ideias e saber aplicá-las”, afirma a professora.

Mais informações: 

Conheça o programa:

“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. A frase do filósofo grego Sócrates corrobora o trabalho que vem sendo desenvolvido por Nova Acrópole ao resgatar a Filosofia à Maneira Clássica no mundo: uma filosofia que vai além do conhecimento teórico para ensinar ao ser humano a arte de viver. Para participar do Curso de Filosofia à Maneira Clássica e descobrir mais sobre a experiência de viver conscientemente os valores humanos, consulte o site https://www.acropole.org.br/ e selecione a sede mais próxima de você. Conheça o programa:

1. Ética e Moral

2. As 7 dimensões do Ser Humano

3. A Índia Milenar: Bhagavad Gita

4. Ensinamentos do Tibet: A voz do silêncio

5. Buda: A superação da dor e seu caminho

6. Confúcio e a formação do indivíduo

7. Egito: A moral para além do “politicamente correto”

8. Aristóteles e a Felicidade

9. Plotino e o sentido da evolução humana

10. Kant e a realização no dever

11. Platão: A República

12. Roma: Os Estóicos

13. Filosofia da História: O Homem e seus Ciclos

14. Reflexões e exercícios práticos para o dia a dia

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe uma resposta