Dia do Vegetarianismo: Saiba onde pedir pratos sem carne em Manaus

Variedades

Na próxima sexta-feira, 1° de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. Criada na década de 70 pela Sociedade Norte-Americana de Vegetarianismo, a data busca promover o consumo de pratos sem origem animal, evidenciando uma tendência de consumo que tem crescido em todo mundo e ganhado adeptos também no Brasil.

De acordo com a pesquisa mais recente realizada pelo Ibope, em 2018, já são 30 milhões de brasileiros que não consomem carne. Se comparado ao estudo anterior, realizado em 2012, o crescimento foi de 75% no intervalo de apenas cinco anos. No ranking mundial, o Brasil é o 43º que mais busca formas de aderir ao vegetarianismo ou veganismo no Google. Um país que se destaca é a Índia. Dados da Ipsos Global apontam que 19% dos indianos não consomem carne, o que faz muito sentido, considerando que a para eles, a vaca é um animal considerado sagrado.

Com o aumento da demanda no Brasil, os estabelecimentos que oferecem pratos para este perfil de consumidor começam a se multiplicar em diversos estados. Em aplicativos de delivery, como a 99Food, atualmente presente em mais de 50 cidades do país, é possível encontrar uma série de restaurantes que oferecem apenas pratos sem carne.

Os motivos que levam pessoas a renunciarem aos alimentos de origem animal são vários. Há aqueles que buscam uma alimentação mais saudável, rica em ingredientes oferecidos pela terra, como legumes, verduras e cereais. Há ainda aqueles que se engajam na causa, posicionando-se contra a produção pecuária. E claro, há também os que simplesmente não gostam do sabor da carne.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira , há diferentes tipos de vegetarianismo. O ovolactovegetarianismo corresponde às pessoas adeptas que ingerem ovos, leite e derivados. O lactovegetarianismo exclui os ovos da alimentação, mas inclui leite e derivados. Já o ovovegetarianismo mantém os ovos, mas corta leites e derivados. No vegetarianismo estrito, as pessoas cortam todo tipo de produto de origem animal em sua alimentação. E, por fim, o veganismo exclui alimentos, roupas, cosméticos e quaisquer outros produtos que tenham origem animal. Este último vai além da alimentação, é um estilo de vida.

Antes considerada uma alimentação menos acessível, hoje os pratos vegetarianos são muito mais fáceis de chegar aos consumidores, em parte porque, com o delivery, os pratos são entregues prontos em casa. Em Manaus, há uma série de estabelecimentos com cardápio para vegetarianos cadastrados no app da 99Food, como o Restaurante Fiorentina, Nippon Food e o Edi Sabor Natural Vegetariano. Para conferir as opções, basta fazer o download do aplicativo da 99Food na loja de aplicativos do seu smartphone.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

Deixe um comentário