Dia Nacional da Alimentação na Escola

Variedades

Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.

Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da
capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% de crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso.

É essencial a introdução de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida do indivíduo e existem diversas opções baratas (e gostosas) para montar uma merenda escolar com qualidade.

Para ajudar nesta tarefa (que também deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis), foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que desde 1955 contribui para a construção e fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis para os alunos de educação básica das redes públicas de ensino.

Nesta data, as escolas costumam realizar palestras ou workshops direcionados aos responsáveis dos alunos, explicando e dando dicas de como manter a alimentação saudável para cada faixa etária.

 

 

Fonte – Calaendarr

Foto – Divulgação

Deixe um comentário