Hoje é Dia Mundial do Habitat; confira iniciativas da CNM em comemoração à data

Variedades

Celebrado mundialmente na primeira segunda-feira de outubro, o Dia Mundial Do Habitat de 2021 acontece neste dia 4 de outubro e tem como tema “Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono”. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância da iniciativa e tem promovido atividades anuais e incentivado o debate nos Municípios. Nesse sentido, nesta sexta-feira, 8, a entidade promove um debate nas redes sociais sobre desenvolvimento urbano frente às mudanças climáticas.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um momento de reflexão sobre a habitação e como as mudanças climáticas impactam o acesso e a qualidade da moradia em todo o mundo. Além disso, reforça a necessidade de políticas habitacionais que fomentem soluções inovadoras no uso de materiais ecológicos que promovam eficiência energética para contribuir no alcance das metas de emissões de carbono.

A CNM lembra que as cidades são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de dióxido de carbono. Assim, promover estratégias de como fomentar cidades e vilas inclusivas, sustentáveis e neutras em carbono é estratégico para o desenvolvimento socioeconômico mundial.

De acordo com o informativo do programa Onu-Habitat, estima-se que 25% das infraestruturas que existirão até 2050 ainda não foram planejadas e consequentemente construídas. Portanto, é urgente repensar o padrão construtivo para um ambiente urbano mais sustentável e resiliente. Por isso, a CNM alerta que os planos de recuperação econômica oferecem uma oportunidade de geração para situar a ação climática, energia renovável e desenvolvimento sustentável no centro das estratégias para políticas de desenvolvimento urbano.

Os benefícios de repensar as infraestruturas urbanas são enormes, contribui para a redução de emissão de agentes poluentes, adaptação das cidades ao risco climático, fomenta oportunidades de financiamento verde e qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Iniciativas com a CNM

Outra iniciativa da CNM é que representantes da entidade marcarão presença em atividades do Circuito Urbano. No dia 7, a partir das 11h, a entidade participa do debate Saneamento e cidades saudáveis: desafios para a gestão pública na linha de frente da ação climática, já nos dias 13 e 20 a entidade debate cidades mais inclusivas e o futuro verde do Estatuto da Cidade. Lideranças municipais interessadas podem acompanhar os debates virtuais sem a necessidade de inscrição aqui.

 

 

 

Fonte – CNM

Foto – Divulgação

Deixe um comentário