Universidade Federal do Amazonas participa da 300ª Reunião do CAS em Porto Velho

Variedades

A Universidade Federal do Amazonas participou da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) que teve como pauta o projeto de integração para a Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira. A Reunião ocorreu nesta semana, em Porto Velho, no estado de Rondônia, e contou com a apresentação das ações planejadas ou em execução dos governos Federal, do estado do Amazonas, Acre e Rondônia, além de empresas privadas, instituições de pesquisa e de ensino superior.

Em reunião do Conselho de Administração da Suframa, em Porto Velho (RO), durante esta semana, a Ufam expôs a sua capacidade de infraestrutura e de recursos humanos na gestão de projetos de desenvolvimento da região, como também na formação de mão de obra qualificada. O reitor da Ufam, Sylvio Puga, esteve presente ao evento, como também pró-reitores e pesquisadores da Instituição que apresentaram aos participantes do evento (Pitch Day) como a Ufam pode atuar em diversas áreas.

“A participação da Ufam foi para demonstrar a capacidade de infraestrutura e de recursos humanos pra tocar projetos com o apoio da Lei de Informática dentro das áreas que nós já desenvolvemos pesquisas e também em parceria com outras instituições das localidades. Esses projetos podem ser tantos projetos de pesquisas e desenvolvimento, quanto de formação para que nós possamos gerar novos recursos humanos dentro de áreas que a Ufam já tenha ou que possa buscar formar pessoas. A ideia foi prospectar projetos para as empresas e a partir daí a gente conseguir construir projetos que pudesse envolver unidades fora da sede, especialmente nesse caso, o campus de Humaitá” , ressaltou a pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec/Ufam), professora Tanara Lauschner.

O Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Produção Rural (Sepror) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), apresentou as ações planejadas e/ou em execução para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio no Sul do Estado, durante o evento.

A reunião itinerante teve a presença de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus, dos estados de Rondônia, Amazonas e Acre, e da Ufam que participaram de palestras temáticas sobre a ZDS Abunã-Madeira.

A Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira é um projeto que busca alcançar 32 municípios, localizados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. O projeto é considerado um fomento para o desenvolvimento sustentável da região e dos estados envolvidos.

 

Fonte – Ufam

Foto – sete

Deixe um comentário