Participação popular para construção do Plano de Saúde

Variedades

O Conselho Municipal de Saúde realizou audiência pública para a construção do Plano Municipal de Saúde de Novo Airão 2022 /2025. A audiência aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Encanto do Boto e teve a participação de representantes da população no debate.

O plano define o orçamento, linha de atuação, as metas e estratégias na saúde a serem adotadas pela administração municipal para os próximos quatro anos. Debate no qual a população tem a oportunidade de participar da gestão pública dizendo o que precisa melhorar e as prioridades para a saúde em Novo Airão.

A proposta, elaborada pelo município, foi apresentada na audiência para apreciação popular em conjunto com o Conselho de Saúde que tem a missão de aprovar o plano.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rubens Vale, explica que a proposta faz parte do Plano Plurianual (PPA) na área da saúde. E ela que define o que terá de ser cumprido pelo município. O evento é um espaço para apresentação à sociedade e ajuste final da proposta. “A legislação determina a participação popular. E, estamos, pela primeira vez, assegurando espaço à sociedade para que possa apresentar sugestão e melhoramentos de propostas”.

A enfermeira Gabriela Bezerra de Lima, explica que o modelo do Plano de Saúde é proposto pelo Ministério da Saúde (MS). O ajuste à realidade de cada região é feito pela Prefeitura do Município com a participação popular. “Daí a importância de os profissionais da saúde participarem da discussão e aprovação do plano que vai gerir a atuação das instituições de saúde nos próximos quatro anos”.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário