Corpo fala: entenda a relação entre sintomas pelo corpo e a saúde bucal.

Variedades

Recentemente a influenciadora digital Penny Tovar mostrou em suas redes sociais um dente removido devido a uma infecção odontológica que lhe causou problemas sistêmicos durante 5 anos.

Apesar de muita gente não saber, especialistas explicam que quadros infecciosos odontológicos podem realmente afetar outras partes do corpo que aparentemente não tem ligação com a saúde bucal. A youtuber Penny conta que passou 5 anos buscando explicações para problemas específicos pelo corpo que por ora não haviam relação com problemas bucais e após consultas com especialistas de diversas áreas foi encaminhada para um dentista realizar a extração de um dente infeccionado.

O dentista apontou a presença de três abscessos na região de um canal previamente tratado, afirmando ser esta a causa de sintomas relatados por ela, como sinusites frequentes, inflamações gástricas, palpitações, dores no peito, crises de ausência, dores nas articulações, fadiga, entre outros. Após o encaminhamento para a extração, ela passou por mais diversos profissionais até arrancá-lo, e afirmou que a infecção havia chegado até o osso do maxilar.

“Se você está sofrendo de sintoma estranhos e inexplicáveis, considere procurar um dentista para examinar seus dentes por completo. Eu nunca soube que um dente poderia causar tanta agonia.” desabafa a influenciadora digital.

De acordo com a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde, o paciente em alguns casos podem sim ter sintomas em outras partes do corpo quando está vivenciando um problema bucal. “A boca também se encontra ligada ao corpo, inflamações e infecções bucais podem resultar em danos e sofrimentos no corpo como um todo.” ressalta a cirurgiã dentista.

Quadros de saúde bucal já foram citados na literatura científica como causa de perda de rendimento por atletas de alta performance, partos prematuros e crianças com baixo peso (no caso de diagnósticos em grávidas) e endocardite bacteriana (entre pacientes com problemas cardíacos).

A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal cita alguns dos sinais sistêmicos (corporais) que podem indicar problemas bucais, fique atento:

– Problemas gástricos;
– Fadiga e cansaço extremo sem causas aparentes;
– Rinite e sinusite sem tratamentos efetivos;
– Palpitações e dores no peito;
– Dores nas articulações da face;
– Dores frequentes de cabeça e enxaquecas.

“Vale ressaltar que casos de infecção na boca variam de caso para caso, o que irá influenciar no tipo de tratamento que precisará ser feito. É importante buscar um especialista com profunda expertise em saúde bucal, que será capacitado em investigar a situação e caso for necessário direcionar para outros especialistas específicos.” afirma a Dra. Bruna Conde.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação 

Deixe um comentário