Nutricionista reforça a importância do consumo de água durante o dia

Variedades

Que a água é um elemento importante para a manutenção da saúde, todos já sabemos, mas você conhece quais são os principais benefícios que este líquido transparente, sem gosto e cheiro pode contribuir para o funcionamento do corpo humano?

A nutricionista do Sistema Hapvida, Adilla Almeida orienta sobre este simples ato, deve tornar-se um hábito constante em nosso dia-a-dia. O corpo humano é formado por aproximadamente 80% de água e manter a quantidade adequada contribuirá para o bom funcionamento dos órgãos.

“Adequar o consumo de água durante o dia garante uma hidratação mais efetiva. A inclusão de outras fontes líquidas, como sucos, chás, água de coco, frutas mais aquosas, ajudam a manter um padrão de hidratação, mas a água pura é essencial”, recomendou Almeida.

Benefícios

Entre os benefícios de beber água estão: ajuda no funcionamento dos órgãos, auxilia na desintoxicação do corpo e no metabolismo celular contribuindo para o emagrecimento, ajuda na absorção de nutrientes dos alimentos, previne o surgimento de pedras nos rins, regula a temperatura corporal, deixa a pele mais bonita e hidratada, além de melhorar a capacidade cognitiva e a circulação sanguínea.

Consumo

Muitas pessoas esquecem de tomar água devido à correria diária seja devido ao trabalho ou estudo, por isso é importante que saibamos a quantidade mínima, bem como os horários corretos que devemos ingeri-la.

Para sabermos a quantidade correta de água basta dividirmos o peso por 8 totalizando a quantidade de copos de 300ml que deve tomar por dia. É claro que devemos considerar a temperatura ambiente e umidade, e o trabalho que a pessoa exerce e caso trabalhe em ambientes de calor a quantidade aumenta para a hidratação.

Na hora das refeições a recomendação é tomar 30min antes e 2h depois, nunca durante a ingestão dos alimentos, isso porque pode dificultar a produção de salivas e a digestão da comida, consequentemente, causando má digestão, refluxos, enxaquecas e até úlceras com o passar do tempo.

A água saborizada ou aromatizada também é uma estratégia atrativa para o consumo de líquidos no dia-a-dia, já que são refrescantes e antioxidantes.

Cuidados

A bacia amazônica é rodeada de rios e afluentes, e muitos ribeirinhos utilizam a água destes locais para o consumo próprio, por isso, a nutricionista alerta sobre a qualidade da água utilizada para a higienização e para a ingestão de alimentos.

“Por mais que pareça limpa, a água de fontes naturais pode estar cheia de parasitas, vírus e bactérias resultando em doenças como diarréia, amebíase, cólera, leptospirose ou hepatite A, por exemplo”, explicou Adila.

A dica é o uso de filtros e purificadores de água, desinfecção química, por meio do hipoclorito de sódio ou fervura. Nos casos de água mineral, é necessário ficar atento às embalagens e à forma de armazenamento.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário