Ipaam e SSP realizam operações simultâneas em 6 municípios do Amazonas

Variedades

Com o objetivo de combater e inibir a prática de queimadas criminosas no Amazonas, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Batalhão Ambiental e de efetivos das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), enviou mais três equipes de fiscais e força armada para atuarem em seis municípios da região metropolitana de forma simultânea. A operação iniciou na quinta-feira (12/10) e deve ser estendida até o final deste mês.

Além das equipes que estão atuando nas regiões metropolitanas, o combate aos crimes ambientais conta com a Operação Tamoiotatá, que atua de forma permanente no sul do Estado.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, disse que o órgão tem atuado dentro dos rigores da Lei Ambiental e que tem feito o seu papel dentro das ações em favor da Amazônia. “O Ipaam está atuando de forma intensiva e ostensiva no estado, não apenas para combater as queimadas criminosas, mas também para inibir a ação desses infratores, punindo-os com rigor de acordo com a Lei Ambiental vigente”, afirmou Valente.

O reforço para Autazes, Manaquiri e Careiro Castanho foi enviado na última quarta-feira (11/10), após o anúncio de mais efetivos no combate ao fogo e de suporte aéreo enviado por outros estados brasileiros, feito pelo governador Wilson Lima. Desde essa quinta-feira (12/10), outra equipe formada por fiscais do Ipaam e policiais da Rocam cobre os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

Até o momento já foram identificados 242 hectares, dois trabalhadores rurais foram surpreendidos com uso de fogo, em Autazes e no Careiro Castanho, eles terão os registros do CAR consultados para aplicação das providências cabíveis. Além disso, dois homens em uma motocicleta foram abordados pelo batalhão ambiental por estarem portando combustível em vasilhames. Após a confirmação de suas identificações e justificarem que o combustível era para roçadeiras, os homens foram liberados. Nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão nenhum fogo foi encontrado, apenas vestígios do que já havia sido controlado e apagado pela equipe dos bombeiros na última semana.

Ações do Ipaam

O Ipaam atua durante todo o ano com ações de educação ambiental em todo o estado, com o monitoramento ambiental e de áreas protegidas e com a fiscalização de todo o território amazonense, até os limites de sua competência estadual. Além disso, a Tamoiotatá é uma operação permanente que acontece nos períodos de fevereiro a novembro, todos os anos.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário