Projeto Maternar, criado pela deputada Mayra Dias, promove cuidado integral às gestantes

Variedades

Na sexta-feira (15), a deputada estadual Mayra Dias (Avante) reuniu 162 gestantes em Parintins para a primeira edição do Projeto Maternar. O objetivo é fortalecer orientações, oferecendo acolhimento, cuidado psicológico, emocional e físico durante a preparação para o parto, além de nutrir as participantes com informações valiosas.

Durante o evento, as gestantes receberam orientações de profissionais renomados, como o médico obstetra Victor Cantalixto, a médica ginecologista Armanda Menezes, a fisioterapeuta pélvica Kathleen Oran e a fonoaudióloga Stefane Melo. Os temas abordados incluíram pré-natal, assistência hospitalar, fisioterapia na gravidez, parto e pós-parto, dicas práticas para uma maternidade mais leve, o papel da fonoaudiologia na amamentação e planejamento familiar.

Rosemary Moutinho, grávida de sete meses, enfatizou a importância do Projeto Maternar, agradecendo à deputada Mayra Dias por trazer benefícios significativos para as mulheres grávidas, especialmente aquelas sem apoio familiar.

Iane Hevellyn Lima, grávida de nove meses, pela segunda vez, ressaltou a relevância das palestras do projeto, proporcionando segurança e orientação valiosa, algo que ela sentiu falta durante sua primeira gravidez.

Para a deputada Mayra Dias, o Projeto Maternar contribui para cuidar não apenas de vidas individuais, mas também de uma geração, da sociedade e das famílias. “A maternidade é muito ampla. São muitos acontecimentos que temos que aprender, são vários os desafios que passamos na gestação, no parto e no processo de criação. Foi pensando nisso que criei o projeto Maternar”, explicou a parlamentar.

A ação em Parintins contou com o apoio da prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, e teve a presença do prefeito Bi Garcia, da vereadora Vanessa Gonçalves e dos secretários municipais Clerton Rodrigues e Zeila Cardoso.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário