Mais de mil jovens vivenciam ‘experiência olímpica’ durante os Jogos Estudantis do Alto Solimões

Variedades

Mais de 1.300 atletas participam dos XXVIII Jogos Estudantis do Alto Solimões (JEAS), entre os dias 06 e 12 de julho, em Benjamin Constant. Envolvendo nove municípios da região e 21 modalidades, o evento configura-se como o maior do segmento esportivo no interior do Amazonas. Além de estudantes da cidade sede, participam atletas dos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Jutaí e Tonantins.

A cerimônia de abertura aconteceu no sábado, 06.07, no Ginásio João Correa de Oliveira, principal palco esportivo do evento, com a presença de autoridades locais, esportistas e comunidade em geral. Pelo segundo ano, aconteceu a escolha da rainha do JEAS, que representa a delegação de cada uma das cidades participantes.

“Acreditamos que o esporte é uma via de desenvolvimento social para os jovens, além de fomentar o Turismo o a revelação de talentos na região. Os jogos têm mais de 40 anos de existência e estava parado. O resgate dessa tradição vai além: promove a união por meio do esporte, fortalecendo a imagem da região do Alto Solimões. Em um ano em que todos os países celebram os Jogos Olímpicos, mostrar para essa juventude a dimensão que isso pode ter na vida dele, é muito especial”, afirmou o prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy.

Durante uma semana, a cidade respira o espírito olímpico, promovendo a integração social dos jovens da região, através da prática esportiva. Essa dinâmica começa muito antes, com a escolha do mascote, símbolo dos jogos a cada edição. Este ano, o mascote eleito foi “Riozinho Solimões, inspirado no rio que banha a cidade e por onde ocorre o abastecimento de insumos e transporte de pessoas.

A homenagem é uma lembrança da importância do Solimões para a cidade e para o desenvolvimento e união da região, em um ano cuja previsão de estiagem é severa. O desenho foi feito pela aluna Clara Beatriz, do 7°A, da Escola Municipal Professora Graziela Correa de Oliveira.

As provas e partidas acontecem em diversos pontos da cidade incluindo futsal, futebol de campo, handebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, atletismo de pista e campo, motocross, luta olímpica, jiu jitsu e boxe.

Luta olímpica em destaque

Todos os anos, os destaques nas modalidades de luta e artes marciais são os atletas do Projeto Bom de Luta, iniciativa da Prefeitura de Benjamin Constant que atende mais de 900 alunos, por meio Secretaria de Assistência Social. A iniciativa tem revelado talentos de destaque no cenário nacional e em competições de cunho internacional, elevando o potencial das habilidades técnicas até a transformação social por meio do esporte.

Os alunos participantes recebem incentivo com material esportivo como sapatilhas específicas para treino e locais de treinamento adequado com tatames e estrutura reformada. Atualmente, o Bom de Luta rompeu as barreiras do município, alcançando ainda três comunidades indígenas da região (Bom Caminho, Prosperidade e Feijoal).

Histórico

Os Jogos Estudantis do Alto Solimões foram criados há 44 anos por um grupo de cidadãos benjaminenses apaixonados pelo esporte. O objetivo era incentivar a prática de modalidades olímpicas entre os jovens, especialmente o atletismo. Desde 2022, a atual gestão municipal promoveu a retomada do JEAS, após 16 anos sem edições dos jogos.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário